Acesso à informação#CancerDeMama#OutubroRosa2014
TAMANHO DO TEXTO A- A A+

Hemovigilância é um conjunto de procedimentos para o monitoramento das reações transfusionais resultantes do uso terapêutico de sangue e seus componentes, visando melhorar a qualidade dos produtos e processos em hemoterapia e aumentar a segurança do paciente.

O monitoramento em hemovigilância inicia-se com a identificação das reações transfusionais – os eventos adversos resultantes do uso terapêutico de sangue e hemocomponentes – pelos serviços de saúde que realizam assistência hemoterápica. Tais reações devem ser notificadas e transformadas em informações que são utilizadas para identificar riscos e prevenir a ocorrência ou recorrência desses eventos adversos.

A coordenação do Sistema Nacional de Hemovigilância (SNH) é feita pela Anvisa, na Unidade de Biovigilância e Hemovigilância (Ubhem) do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (Nuvig).

Texto atualizado em 6/6/2012 - Ubhem/Nuvig/Anvisa

Destaques
Anvisa e Ministério da Saúde disponibilizam material sobre Qualificação do Ato Transfusional

A Anvisa e o Ministério da Saúde desenvolveram, a partir de 2010, o Projeto “Qualificação do ato transfusional”, com o objetivo de desenvolver, disponibilizar e estimular o uso de um instrumento pedagógico como referencial básico para a capacitação de profissionais de saúde envolvidos com o ato transfusional, visando à melhoria da assistência ao receptor de hemocomponentes e ao fortalecimento das ações de hemovigilância.
 

Curso de qualificação do Ato Transfusional no Ceará - parceria Vigilância Sanitária, Hemocentro e Escola de Saúde Pública.

O curso foi estruturado com base em material pedagógico disponibilizado pela Anvisa e Ministério da Saúde (Qualificação do Ato Transfusional – Guia para sensibilização e capacitação e Caderno de exercícios ).

  • Notificação - Notivisa
    Notificação Anvisa

    Relate aqui problemas encontrados no uso dos produtos sob vigilância sanitária.

  • Anvisa, Estados e Municípios
    Entenda o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - SNVS

    Fazem parte desse sistema o Ministério da Saúde, a Agência Nacional deVigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde.

    leia mais



    • banner hotsite protocolo
    Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) - Trecho 5, Área Especial 57, Brasília (DF) - CEP: 71205-050 c 2005-2009 Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Todos os direitos reservados. ANVISA ATENDE - 0800-642-9782 - webmail