Rede Consumo Seguro e Saúde


A Rede Consumo Seguro e Saúde - RCSS se constitui no mecanismo destinado a promover, em nível nacional e hemisférico, a proteção dos direitos das pessoas consumidoras por meio da vigilância da segurança de serviços e de produtos de consumo.

A Rede foi lançada oficialmente em Washington-DC, em novembro de 2010, e atua de forma conjunta, articulada e complementar por diferentes segmentos governamentais e favorece o intercâmbio de experiências e informações sobre segurança de produtos e serviços e o impacto destes na saúde das pessoas.

É também o primeiro passo na construção de um Sistema Interamericano de Alerta Rápido (SIAR), no qual os países da região podem trocar seus próprios alertas sobre segurança dos produtos e articular em bloco os esforços com as iniciativas globais.  O SIAR proporciona acesso fácil à informação relevante sobre produtos considerados inseguros por mercados do mundo com avançados sistemas de alerta. De caráter estratégico, tem como objetivo compartilhar ações de vigilância de mercado, promover programas de intercâmbio internacionais de capacitação e campanhas globais de conscientização sobre os riscos de produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

 Conheça os órgãos que compõem a Rede Brasileira e o Grupo de Trabalho Consumo Seguro e Saúde (RCSS - GT Brasil).

 Acesse o Portal da Rede Interamericana.

 

Eventos adversos

Notificações

Saiba como notificar eventos adversos e acidentes de consumo

Redes locais

Regionalização

Conheça os dados da Rede Consumo Seguro e Saúde em 11 estados

Eventos

Eventos e campanhas

Veja a programação de eventos e campanhas de destaque

Legislação relacionada Legislação relacionada

Capacitações Capacitações