Voltar

Medtrop: Anvisa debate emergências de saúde pública

doenças transmissíveis

Medtrop: Anvisa debate emergências de saúde pública

Agência e comunidade científica contribuem com discussões sobre o tema na 54ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina Tropical.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 03/09/2018 16:38
Última Modificação: 12/09/2018 11:26

Com o tema Doenças transmissíveis, predição e desafios para o enfrentamento de novas e velhas epidemias, acontece entre os 2 e 5 de setembro de 2018 a 54ª edição do Congresso Brasileiro de Medicina Tropical (Medtrop). Durante os quatro dias de evento, a Anvisa junto com a comunidade científica apresentará pesquisas e estudos relacionados à prevenção e combate às arboviroses e outras doenças transmitidas por mosquitos.

O encontro reunirá cerca de três mil pesquisadores do Brasil e de outros países para debater os desafios das doenças tropicais no mundo. Na programação, 42 mesas-redondas, 21 palestras e 11 conferências magnas, incluindo 13 pesquisadores internacionais dos Estados Unidos (Connecticut, Massachusetts, Minnesota e Washington), Reino Unido, França e Holanda.

A Anvisa contribuirá com as discussões durante o evento, e entre outras atividades, participará de um simpósio satélite e uma mesa redonda para tratar das ações de preparação e resposta da autoridade reguladora nas emergências de saúde pública, e dos desafios da vigilância sanitária no enfrentamento de epidemias.

Simpósio e mesa redonda

Durante uma hora e meia, a Anvisa, representada pela área responsável pelo gerenciamento de informações sobre emergências de saúde pública, irá interagir com os participantes do Simpósio Satélite para debater o tema: A Preparação da Anvisa para enfrentamento das emergências de Saúde Pública, que ocorre no dia 3/9. A discussão visa, além da troca de experiências entre os especialistas, apresentar algumas atividades que a Autoridade Regulatória Nacional (ARN) vem instituindo desde o início deste ano.

Na sequência, a Agência participará de uma mesa redonda que abordará os Desafios e atualizações da vigilância sanitária em doenças transmissíveis, apresentando ainda as medidas regulatórias em reprodução humana frente ao vírus zika e a vigilância da resistência microbiana em serviços de saúde, como Desafios para a Vigilância Sanitária nas Emergências em Saúde Pública.

Medtrop

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), o Medtrop tem o intuito de estimular o intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais e parcerias com órgãos públicos e privados, para gerar recomendações que possam contribuir para o aprimoramento da formação de profissionais de saúde e da atenção à saúde, em seus diferentes níveis, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Caso queira saber mais sobre o evento acesse o portal do Medtrop.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial