RSS


Voltar

Ensino a distância é estratégia para capacitar SNVS

Serviços de saúde

Ensino a distância é estratégia para capacitar SNVS

Curso piloto sobre gestão de risco em serviços de saúde foi ministrado pela Anvisa para 120 técnicos de vigilância sanitária de todo o país.
Publicado: 08/06/2018 18:24
Última Modificação: 12/06/2018 09:11

A Anvisa tem apostado no Ensino a Distância (EaD) para a capacitar o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Exemplo disso é uma iniciativa da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES). Entre outubro de 2017 e janeiro deste ano, a área realizou o curso piloto “Inspeção de Boas Práticas de Gestão de Riscos em Serviços de Saúde.

O treinamento foi disponibilizado para 120 técnicos de vigilância sanitária de todo país, por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Opas e Anvisa. As vagas foram distribuídas segundo um percentual que considerou o número de hospitais com leitos de UTI existentes em cada unidade da federação.

Com carga horária de 48h, o curso teve como foco verificar as práticas de gestão de riscos em serviços de saúde de acordo com a exigências da regulamentação sanitária vigente, como a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 63/2011 e 36/2013.

O material didático do curso inclui o livro Inspeção em Boas Práticas de Gestão de Riscos em Serviços de Saúde e um instrumento para avaliação da implantação da gestão de riscos em serviços de saúde, disponível nas versões web e mobile (para Android e iOS). Uma das atividades práticas exigidas para os alunos é a realização de visitas técnicas em serviços reais, com a aplicação desse instrumento eletrônico.

Devido ao sucesso do piloto, a Agência já iniciou estudos para novas parceiras, no intuito de oferecer outras turmas.

 

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial