RSS


Voltar

Anvisa recebe visita de Nobel de Química

Ciência

Anvisa recebe visita de Nobel de Química

Dr. Aaron Ciechanover, ganhador do prêmio Nobel de Química de 2004, trouxe os desafios na realização e condução de pesquisas científicas
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 10/08/2017 15:32
Última Modificação: 21/09/2017 13:57

A Anvisa recebeu nesta quinta-feira (10/8) o ganhador do prêmio Nobel de Química de 2004, Dr. Aaron Ciechanover. O laureado foi reconhecido pela Academia Real das Ciências da Suécia pela caracterização do método que as células usam para degradação e reciclagem de proteínas através do sistema Ubiquitina. Esta é segunda vez a qual um portador do Nobel visita e palestra na Agência.

"A descrença foi meu maior desafio. As pessoas são conservadoras por natureza, habituadas a rotinas, por isso digo, perseverança é chave", enfatizou Dr. Ciechanover. A descoberta acerca da caracterização do método usado pelas células para degradar e reciclar proteínas por meio do sistema Ubiquitina, feita pelo Dr. Aaron Ciechanover, surgiu de curiosidade própria em meio à prática médica exercida pelo médico no meio acadêmico.

A promoção do evento, fruto da parceria entre a Anvisa e a empresa biofarmacêutica Astrazeneca, foi reconhecida pela diretoria da Agência. Segundo Renato Porto, Diretor de Regulação Sanitária, programas de capacitação são importantes para a Vigilância Sanitária e que a Anvisa reconhece a necessidade de facilitar e incentivar estudos científicos, inclusive os de caráter acadêmico.

Oferecido pelo Nobel Prize Inspiration Initiative (NPII), o encontro faz parte de um programa global criado para ajudar os laureados do Prêmio Nobel a compartilharem experiências e histórias.

Dr. Aaron Ciechanover e equipe realizarão palestras ainda na Universidade de Brasília (UnB), no Instituto Nacional de Câncer (INCA) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antes de deixarem o Brasil.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial