RSS


Voltar

Autoridades da área de cosméticos reúnem-se no Brasil

ICCR

Autoridades da área de cosméticos reúnem-se no Brasil

Grupo debate anualmente questões comuns sobre segurança e regulamentação dos seus produtos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 13/07/2017 19:49
Última Modificação: 14/07/2017 11:29

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, participou, nesta quinta (13/7), em Brasília, da cerimônia de abertura do 11º encontro da Cooperação Internacional em Regulação de Cosméticos (ICCR), grupo voluntário formado por autoridades reguladoras de cosméticos do Brasil, Canadá, União Europeia, Japão e Estados Unidos. Este grupo se reúne anualmente para discutir questões comuns sobre segurança e regulamentação de cosméticos, além de estabelecer um diálogo construtivo com as associações comerciais relevantes da indústria de cosméticos.

“O encontro vai nos ajudar no aperfeiçoamento do processo regulatório, na medida em que vamos buscar o máximo de convergência regulatória internacional. Nós sabemos que diferenças de marcos regulatórios podem ser uma efetiva barreira para o intercâmbio comercial mais amplo entre os países, entre outros problemas. O Brasil faz parte desse esforço em busca da convergência regulatória”, ressaltou o diretor-presidente.

Desde 2012, outras autoridades reguladoras passaram a participar como observadores do ICCR. Nesta reunião, temos como observadores Argentina, Chile, Colômbia, África do Sul, Coréia e Taiwan.

O Brasil foi aceito como membro do ICCR em julho de 2014, após a 8ª Reunião Anual do ICCR. A entrada do Brasil nesse importante fórum mundial possibilita o país a participar plenamente dos grupos de trabalho e discussões, assim como ter direito a voto em todos os assuntos decisivos para a área de regulamentação.

De acordo com o ICCR, para que um país possa integrar o grupo, é preciso reunir algumas condições, entre elas, possuir um share importante do mercado global; ser um importante parceiro comercial dos membros do ICCR; possuir uma base regulatória semelhante; e ter uma representação formal do setor privado.

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial