Publicador de conteúdo Publicador de conteúdo

Retornar para página inteira
Voltar

Certificado Internacional de Vacina: quais países exigem?

Febre Amarela

Certificado Internacional de Vacina: quais países exigem?

Viajante internacional, saiba quais países exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia e faça seu pré-cadastro para agilizar a emissão do documento.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 30/03/2017 17:40
Última Modificação: 06/04/2017 17:16

A apresentação do certificado internacional de vacinação ou profilaxia (CIVP), documento que comprova a vacinação contra a febre amarela, é necessária somente se você vai viajar para países que exigem tal comprovação. A lista dos países com risco de transmissão da febre amarela e dos países que exigem a vacinação preventiva é publicada e atualizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é sujeita a alterações periódicas.

Embora haja, até o presente momento, 135 países que exigem o certificado do viajante, países como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal não demandam o porte do CIVP. Se você não planeja viajar para países que exigem o certificado, não precisa solicitar a emissão do Certificado. É importante observar que, se sua viagem tem conexões em países que fazem a exigência, você também precisa do CIVP.

Confira a lista completa de países que exigem o Certificado.

A emissão do CIVP

Os Centros de Orientação para a Saúde do Viajante da Anvisa e serviços credenciados executam a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP e demais atividades de orientação aos viajantes sobre cuidados com a saúde.

No entanto, os Centros da Anvisa apenas emitem o CIVP e não realizam a vacinação. A vacina pode ser encontrada em um posto de saúde público ou em serviços de vacinação privados credenciados.

Após a vacinação, o viajante brasileiro poderá realizar o pré-cadastro no site da Anvisa e agilizar o processo de emissão do certificado quando este comparecer ao posto.

Como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP)?

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter (@anvisa_oficial)! 

 

Encontrou algum problema nesta notícia? Mande um e-mail para noticias@anvisa.gov.br