Quando houver qualquer alteração referente ao produto (alteração de fórmula, rotulagem, nova versão, fragrância etc), a empresa é obrigada a informar imediatamente a Anvisa, mantendo as informações devidamente atualizadas e protocolizadas, não sendo necessário solicitar nova notificação. 

Caso se queira alterar o nome do saneante notificado, é necessário solicitar o cancelamento da notificação do saneante com o nome que se quer inutilizar e peticionar uma nova notificação com o novo nome do saneante, ainda que se trate de um mesmo saneante. 

A alteração de notificação de produtos saneantes é realizada de forma 100% eletrônica, por meio do Sistema de Peticionamento. Nesse caso, todas as informações são fornecidas eletronicamente e, ao final do processo, é gerado um Protocolo on-line.

O processo de peticionamento na Anvisa segue os passos abaixo:

1º PASSO - CADASTRAMENTO

O Cadastramento de Empresa é o primeiro passo para se ter acesso ao Sistema de Peticionamento e deve ser utilizado para cadastrar empresas privadas que fornecem produtos ou serviços regulados pela Anvisa e para cadastrar os usuários com vínculo de representação com essas empresas.

 

2º PASSO – ALTERAÇÃO DO PORTE DE EMPRESA (opcional)

Em seguida, as empresas devem promover a alteração, se necessário, do Porte da Empresa, que irá determinar o valor das taxas a serem pagas pelo interessado.

 

3º PASSO - PETICIONAMENTO

Antes de acessar o Sistema de Peticionamento é recomendável que o interessado identifique o Código de Assunto relacionado à sua petição, pois é a partir desse código que toda a transação do pedido irá se desenvolver.

Durante o processo, o interessado será guiado para o tipo de peticionamento do Código de Assunto escolhido.

 

4º PASSO – TAXAS

O Processo de Notificação de Saneantes ainda é isento de Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária

 

5º PASSO – PROTOCOLO

No caso da notificação, o processo de protocolização é feito on-line, não havendo necessidade de entrega física de documentação. Entretanto, os documentos gerados ao final do procedimento eletrônico devem ser impressos, assinados pelo Responsável Técnico e pelo Representante Legal, no caso do Termo de Responsabilidade, e arquivados na própria empresa, devendo ficar disponíveis para ações de vigilância sanitária.

O protocolo on-line é gerado automaticamente, após a conclusão do peticionamento.  

Para mais informações, acesse o Manual do Usuário – Peticionamento Eletrônico de Saneantes

Para instruir processos e petições é necessário observar a documentação obrigatória na lista de verificação (checklist) no Código de Assunto escolhido.

Não será passível de exigência técnica a petição com ausência de documentos, formulários e declarações preenchidos de forma incompleta ou informações faltantes, ensejando o indeferimento sumário da petição.  

Todos os assuntos envolvendo a notificação de saneantes são isentos do pagamento da taxa: a notificação, a renovação, a alteração e o cancelamento da notificação.