Cadastramento

Inclusão, exclusão e bloqueio de usuários

Após o cadastro do gestor de segurança no Sistema de Cadastramento de Empresa, o gestor pode acessar o Sistema de Segurança para gerenciar os usuários, atribuindo ou retirando perfis de acesso aos sistemas da Anvisa de todos os demais usuários.

Para atribuir ou retirar perfis de acesso ao responsável técnico/responsável legal, o gestor de segurança deverá seguir os seguintes passos:

  • 1º PASSO – acesse, com o seu e-mail e senha cadastrados, o Sistema de Segurança
  • 2º PASSO – clique o link “atribuir perfis aos usuários”
  • 3º PASSO – clique na seta para escolher o e-mail do usuário que se deseja atribuir perfil de acesso
  • 4º PASSO – clique em “avançar”, na tela seguinte, será possível atribuir ou retirar os perfis aos sistemas desejados.
  • 5º PASSO – utilizar as setinhas para transferir os perfis de “perfis não associados” a “perfis associados” (para associar) ou para transferir os perfis de “perfis associados” a “perfis não associados” (para desassociar); e
  • 6º PASSO – Para finalizar, clique em “salvar”.
Não é possível excluir ou desassociar antigos responsáveis técnicos ou responsáveis legais do cadastro da empresa, pois é necessário manter o histórico desses profissionais nos sistemas da Anvisa. O que deve ser feito é o bloqueio pelo gestor de segurança.

Para desassociar (excluir) um gestor de segurança, siga os passos abaixo:

  • 1º PASSO – Acesse o Sistema de Cadastramento de empresas;
  • 2º PASSO – clique em “empresas cadastradas”
  • 3º PASSO – clique no nome da empresa desejada
  • 4º PASSO – desça a barra de rolagem e clique no nome do gestor que se deseja excluir
  • 5º PASSO – depois de abrir o cadastro do gestor, clique em “desassociar gestor de segurança”

Apenas o gestor de segurança pode realizar o bloqueio ou desbloqueio de usuário da empresa. Para isso, deve seguir os seguintes passos:

* PARA BLOQUEIO DE USUÁRIO:

  • 1º PASSO – acesse o Sistema de Segurança
  • 2º PASSO – preencha e-mail e senha do gestor de segurança
  • 3º PASSO – selecione “entrar”
  • 4º PASSO – selecione o CNPJ que está sendo representado (essa opção é importante no caso de o gestor de segurança ter vínculo com mais de uma empresa)
  • 5º PASSO – selecione a opção “manter usuários”
  • 6º PASSO – localize o e-mail do responsável técnico/responsável legal que deseja bloquear
  • 7º PASSO – selecione “bloquear” ao lado do nome desejado
  • 8º PASSO – selecione “alterar”
  • 9º PASSO – preencha a data de expiração com a data do desligamento do antigo responsável técnico/responsável legal

 

* PARA DESBLOQUEIO DE USUÁRIO:

  • 1º PASSO – acesse o Sistema de Segurança
  • 2º PASSO – preencha e-mail e senha do gestor de segurança
  • 3º PASSO – selecione “entrar”
  • 4º PASSO – selecione o CNPJ que está sendo representado (essa opção é importante no caso de o gestor de segurança ter vínculo com mais de uma empresa)
  • 5º PASSO – selecione a opção “manter usuários”
  • 6º PASSO – localize o e-mail do responsável técnico/responsável legal que deseja desbloquear
  • 7º PASSO – selecione “desbloquear” ao lado do nome desejado
  • 8º PASSO – selecione “alterar”
  • 9º PASSO – caso a data de expiração esteja preenchida, apague ou altere para uma data futura.

 

  • O usuário cadastrado como responsável legal, responsável técnico e gestor de segurança que desejar continuar atuando somente na função de gestor não precisará realizar nenhuma alteração no Sistema de Cadastramento.
     
  • O usuário que é tanto responsável legal quanto responsável técnico da empresa, mas não é gestor de segurança, e deseja continuar atuando somente em uma das funções deve retirar o seu perfil de acesso apenas da função da qual deseja sair. 
     
  • Se o antigo responsável técnico/responsável legal também for gestor de segurança, ao bloquear o vínculo de gestor de segurança também será automaticamente bloqueado, não conseguindo atribuir posteriormente perfil ao novo responsável técnico/responsável legal. Por isso, é necessário, primeiramente, cadastrar novo responsável antes de bloquear o antigo, no caso dele ser também gestor de segurança.
  • É responsabilidade da empresa bloquear o usuário que não tem vínculo com o estabelecimento e solicitar a alteração de responsável técnico/responsável legal.