Avaliação



          A cultura avaliativa ainda é dos grandes desafios nas instituições públicas. No intuito de colaborar para o enfrentamento dessa realidade e buscando criar um movimento de aprendizagem organizacional contínua com iniciativas voltadas para a obtenção de evidências e mensuração do impacto da ação de vigilância sanitária, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem desenvolvendo estratégias que buscam institucionalizar práticas de avaliação e permitam dialogar com os resultados da estratégia organizacional, em um processo dinâmico de reavaliação e realinhamento de ações, com produção de conhecimento, estudos e pesquisas, formação de competências, cooperação técnica e formação de redes colaborativas.

Uma das iniciativas nesse sentido é uma parceria celebrada entre a Anvisa e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) para o desenvolvimento de projetos de interesse do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). 

O primeiro triênio dessa parceria, 2015-2017, apresentou como produto uma modelagem teórico-lógica de avaliação das ações de vigilância sanitária, cuja publicação pode ser acessada abaixo.

Para o segundo triênio, 2018-2020, o projeto de continuidade prevê atividades para a institucionalização de práticas avaliativas, as quais já se encontram em fase de desenvolvimento.

Acesse as publicações:

              Resumo executivo