Novas Substâncias Psicoativas (NSP) Novas Substâncias Psicoativas (NSP)

O formulário para notificação de Novas Substâncias Psicoativas (NSP) serve como canal de comunicação direta entre Anvisa e laboratórios forenses vinculados à Polícia Federal ou vinculados às Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal. O objetivo é que as NSPs circulando no país sejam rapidamente comunicadas ao órgão sanitário, conferindo celeridade à inclusão de NSP na lista de substâncias proibidas da Portaria SVS/MS n° 344/1998.

Novas Substâncias Psicoativas são moléculas desenhadas, em sua maioria, para fins ilícitos e com o objetivo de evadir as medidas de controle nacional e internacionalmente aplicadas às substâncias já controladas, das quais derivam ou mimetizam os efeitos.

Lista de substâncias psicoativas

No formulário, as substâncias estão agrupadas em classes, de acordo com  a classificação adotada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Ao selecionar a classe, será aberta uma nova caixa de opções com a listagem de substâncias. A fim de facilitar a localização da substância, solicitamos que consulte a lista de todas as substâncias psicoativas na mesma ordem em que se encontram no formulário.

Acesse o Formulário para notificação de Novas Substâncias Psicoativas (NSP).