Voltar

Revista Brasileira de Epidemiologia: chamada de artigos

PRODUÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

Revista Brasileira de Epidemiologia: chamada de artigos

Objetivo da publicação é incentivar a produção e a divulgação técnico-científica de estudos no campo da farmacoepidemiologia e da farmacovigilância.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 04/07/2019 11:42
Última Modificação: 08/07/2019 11:53

Como resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Anvisa, a Revista Brasileira de Epidemiologia (RBE) torna pública a chamada de artigos sobre farmacoepidemiologia, farmacovigilância, vigilância do uso de álcool, tabaco e agrotóxicos. O prazo para envio dos artigos começou no dia 1º de julho e vai até 30 de setembro deste ano.

A publicação busca incentivar a produção e a divulgação técnico-científica de estudos no campo da farmacoepidemiologia e da farmacovigilância. Também são focos dessa chamada estudos sobre vigilância e efeitos do uso de agrotóxicos, álcool e tabaco nas populações humanas. A ênfase será em estudos inovadores que ofereçam à sociedade novos conhecimentos e tenham potencial de contribuir para políticas públicas e novas pesquisas que avancem no conhecimento sobre esses temas.

A chamada deve cobrir os seguintes itens:

- Estudos empíricos que discutam a magnitude do uso de medicamentos, agrotóxicos, álcool ou tabaco no Brasil, suas consequências e fatores individuais e contextuais associados.

- Estudos que discutam intervenções no campo das políticas públicas que contribuam para a regulação e a vigilância de medicamentos, do uso de agrotóxicos, álcool e tabaco e para a promoção do uso racional de medicamentos e outros produtos.

- Estudos das diferentes abordagens teóricas e metodológicas sobre os mecanismos por meio dos quais medicamentos, agrotóxicos, álcool e tabaco agem sobre a saúde das populações.

- Estudos avaliativos sobre políticas, programas e projetos desenvolvidos por organizações governamentais ou não governamentais, com vistas à racionalização do uso de agrotóxicos e à promoção do uso racional de medicamentos, realizadas em âmbito local, regional, estadual ou nacional.

- Estudos que contribuam para identificar, avaliar e monitorar a ocorrência dos eventos adversos relacionados ao uso dos medicamentos comercializados no mercado brasileiro.

- Ensaios que discutam as políticas públicas intersetoriais de farmacoepidemiologia e farmacovigilância.

Clique aqui para  para acessar as instruções sobre os padrões de publicação, orientações dos autores e normas para submissão dos artigos.

Para participar dessa chamada, os autores devem selecionar, na opção "Tipo de manuscrito", "Artigo original - RBE/Anvisa" no momento da submissão, que deve ser feita pela plataforma ScholarOne Manuscripts. Qualquer dúvida deve ser enviada para os seguintes e-mails: rbesubmissao@fsp.usp.br e rbegerente@fsp.usp.br.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.