Voltar

Esclarecimento sobre o navio chinês Kota Pemimpin

CORONAVÍRUS

Esclarecimento sobre o navio chinês Kota Pemimpin

Navio de bandeira chinesa atracará no Brasil na segunda-feira, dia 17/2. Por precaução, serão verificadas as condições higiênico-sanitárias da embarcação in loco antes da concessão da Livre Prática e desembarque da tripulação.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 15/02/2020 18:57
Última Modificação: 17/02/2020 14:42

Na tarde deste domingo (16/2), o navio de bandeira chinesa Kota Pemimpin chegará à costa brasileira. A embarcação é procedente de Singapura, mas esteve em portos chineses nos últimos 30 dias. O navio passou por Shanghai em 17 de janeiro, Ningbo no dia 19, Yantian no dia 22 e Hong Kong em 23 de janeiro deste ano.

Na última sexta-feira (14/2), o capitão do navio encaminhou a documentação exigida para a atracagem no Porto de Santos. Após a análise do pedido, chamado de Livre Prática, foi possível verificar, por meio da Declaração Marítima de Saúde e do Livro Médico de Bordo da embarcação, a presença a bordo de dois tripulantes que apresentaram sintomas gripais, mas que estariam recuperados.

Assim, por precaução e em observância ao dever de cautela exigido pelo atual cenário epidemiológico global, será feita a Livre Prática a bordo para verificação das condições de saúde dos tripulantes e das condições higiênico-sanitárias da embarcação.

O navio chega na tarde do dia 16, mas só poderá atracar no Porto de Santos a partir das 23h do dia 17, devido às condições da maré.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.