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Sistema Essure: entenda a suspensão e o que fazer

Suspensão

Sistema Essure: entenda a suspensão e o que fazer

Anvisa divulga Nota Técnica com detalhes dos motivos que levaram à suspensão do dispositivo de contracepção Essure.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 08/03/2017 16:47
Última Modificação: 02/03/2018 15:57

Já está disponível a Nota Técnica da Anvisa que esclarece os motivos e detalhes que levaram à suspensão do Sistema Essure de contracepção. O produto foi retirado do mercado após a ausência de manifestação da empresa detentora do registro diante dos questionamento que a Anvisa apresentou para atualização dos estudos clínicos. O Essure é fabricado pela Bayer Healthcare e importando e registrado no Brasil pela empresa Comercial Commed Produtos Hospitalares.

A Nota Técnica traz um histórico do caso além de orientações às pacientes e aos profissionais de saúde.

Confira a Nota Técnica sobre suspensão do Sistema Essure.

O que as mulheres que usam o sistema Essure devem fazer?

As mulheres que tiveram o produto implantado devem manter a rotina de acompanhamento clínico junto ao seu médico.

Não há recomendação para a retirada do dispositivo, a menos que haja orientação médica nesse sentido.

  • Se você implantou o sistema ESSURE®, é desejável que envie dados sobre o uso do produto e eventuais intercorrências observadas. Para tanto, deve acessar o formulário disponível no link que segue:  http://migre.me/w7BNQ

  • Você também pode entrar em contato pelo telefone para outras informações: 0800 642 9782.

Orientações aos profissionais

O médico deve garantir a rotina de acompanhamento das suas pacientes que tiveram o produto implantado e realizar as orientações necessárias, em conformidade com a RE n° 457/17.

Caso queira notificar queixas técnicas (irregularidades com o produto) e eventos adversos (dano ao paciente associado com o uso do produto), utilize os canais abaixo:

Profissionais, serviços de saúde, empresas, outras áreas do Ministério da Saúde devem notificar pelo Sistema Notivisa, pelo link http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm. É preciso se cadastrar e selecionar a opção Profissional de Saúde, se for um profissional liberal ou a opção Instituição/Entidade, se for um profissional de uma instituição/entidade.

Para mais informações entre em contato pelo Fale com a Anvisa 0800 642 9782.

Saiba mais: Determinada a suspensão do produto Sistema Essure

 

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