Voltar

Prêmio Nobel de Química de 2016 fará palestra na Anvisa

Laureado

Prêmio Nobel de Química de 2016 fará palestra na Anvisa

Fraser Stoddart estará na sede da Anvisa, em Brasília, no dia 9/4, para falar sobre sua descoberta e os avanços para nanotecnologia e medicina.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 03/04/2019 16:33
Última Modificação: 11/04/2019 10:51

O ganhador do prêmio Nobel de Química de 2016, Fraser Stoddart, estará no auditório da Anvisa, em Brasília, para ministrar uma palestra no dia 9 de abril, às 9h30. Stoddart, juntamente com os pesquisadores Jean-Pierre Sauvage e Bernard Feringa, foi laureado devido às descobertas de design e síntese das menores máquinas moleculares do mundo. Esta é a terceira vez em que um Prêmio Nobel visita a Agência. 

Stoddart, em um bate-papo descontraído, irá traçar um paralelo sobre o estudo pioneiro que levou ao desenvolvimento de moléculas cujos movimentos podem ser controlados para realizar funções, a partir do aumento de energia, e os avanços para nanotecnologia e para medicina. 

O evento é resultado de uma parceria entre a Anvisa e a empresa biofarmacêutica AstraZeneca, por meio do programa AstraZeneca Nobel Prize Initiative. O programa leva premiados com o Nobel a universidades, centros de pesquisa e instituições para compartilhar saberes e experiências e inspirar a comunidade científica e os jovens cientistas. 

Currículo de Stoddart 

Fraser Stoddart é professor e parte da Junta Diretiva da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos. Nas últimas cinco décadas, foi mentor de 500 estudantes de pós-graduação e pós-doutorado, de 50 países diferentes.  

O pesquisador foi condecorado Knight Bachelor pela Rainha Elizabeth II em 2007 em razão dos serviços prestados em Química e Nanotecnologia Molecular. Ele é Fellow na Royal Society of London e Fellow honorário da Royal Society of Chemistry. 

Seus prêmios incluem o King Faisal International Prize in Science (2007), o Albert Einstein World Prize em Nanotecnologia (2007) e o Royal Medal (2010). 

Laureados na Anvisa 

Em 2015, a Anvisa recebeu o Dr. Bruce Beutler, ganhador do Nobel de Medicina de 2011, por descobertas sobre a ativação da imunidade inata, em conjunto com outro pesquisador francês, Jules Hoffmann.  

Beutler foi laureado com o estudo “Desconstruindo o sistema imunológico através de mutagênese germinativa aleatória”. A pesquisa trata da reação dos corpos aos micróbios depois dos primeiros minutos de inoculação e levou ao desenho de novos adjuvantes para afinar a atuação do sistema imunológico humano, além de contribuir para o entendimento da causa das doenças inflamatórias.  

Em 2017, o médico e bioquímico israelense Aaron Ciechanover, ganhador do Prêmio Nobel de Química de 2004, esteve na Anvisa. Ele falou sobre a caracterização do método que as células usam para degradação e reciclagem de proteínas através do sistema ubiquitina.  

Juntamente com os pesquisadores Avram Hershko, de Israel, e Irwin Rose, dos Estados Unidos, Ciechanover foi um dos responsáveis pela descoberta do processo de decomposição de proteínas mediado pela ubiquitina. Trata-se de um dos mais importantes fenômenos cíclicos das células, fundamental em processos como a divisão celular, a reparação do DNA ou o aparecimento do câncer. A descoberta teve relevância fundamental no desenvolvimento de novos medicamentos. 

Reserve sua agenda: dia 9/4 às 9h30 e faça sua inscrição https://bit.ly/2Vm5CX3 

O acesso é limitado à capacidade do auditório - 240 lugares.

Serviço 

Evento: Entrevista com o Laureado - Fraser Stoddart "Minha Jornada para Estocolmo" 

Data: 9 de abril de 2019 

Horário: 9h30 – 10h30 

Local: Auditório da Anvisa - SIA Trecho 5 - Área Especial 57 - Brasília - DF 

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial