Voltar

Posto no Aeroporto do Galeão funciona em novo endereço

Posto no Aeroporto do Galeão funciona em novo endereço

Posto no Aeroporto do Galeão funciona em novo endereço

Mudança trouxe vantagens estratégicas, sem representar aumento de custos para a administração pública.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 23/08/2019 13:07
Última Modificação: 26/08/2019 11:34

O Posto da Anvisa no Aeroporto Internacional Tom Jobim, popularmente conhecido como Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), tem novo endereço. Desde o dia 22 de julho deste ano, as atividades da Vigilância Sanitária estão concentradas no 3º andar do Terminal de Passageiros 1 (TPS-1). A área conta com 214 m2, estrutura moderna e mobiliário novo.

O posto abriga o Centro de Orientações ao Viajante (COV), que oferece a emissão presencial do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), exigido em vários países. O serviço é destinado aos viajantes que optam por não realizar a emissão digital do documento, pelo Portal de Serviços do Governo Federal.

A unidade também é responsável pela fiscalização de estabelecimentos que oferecem serviços no aeroporto, tais como restaurantes, drogarias, hotelaria ou qualquer outro que possua interface com a saúde da comunidade aeroportuária. Outra importante atribuição é o controle sanitário da entrada de viajantes no país.

A Anvisa destaca que a mudança de endereço dentro do Aeroporto Internacional Tom Jobim trouxe vantagens estratégicas, sem representar aumento de custos para a administração pública.

“A nova unidade é maior e mais moderna do que a área ocupada anteriormente, oferecendo uma melhor estrutura para o atendimento aos viajantes que procuram o posto para a emissão presencial do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia”, afirma a titular da Coordenação Regional de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (CRPAF-RJ), Larissa Rego Peres.

“Além disso, agora estamos mais próximos do Centro de Operações Especiais do aeroporto e com acesso mais rápido à área restrita, o que facilita possíveis intervenções no caso de uma emergência para eventos de saúde pública”, complementa o chefe do Posto Aeroportuário da Anvisa, Norberto Polla de Campos.

Para o futuro, a expectativa é de que outros órgãos públicos com atuação no aeroporto, como a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), também concentrem suas atividades na mesma área onde agora a Anvisa está instalada, facilitando a realização de operações e ações conjuntas e coordenadas.

Leia mais:

Informações sobre Postos de Vigilância Sanitária em Portos, Aeroportos e Fronteiras

Serviço:

Novo endereço do Posto Aeroportuário da Anvisa no Rio de Janeiro (RJ)

Local: Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) - Av. Vinte de Janeiro s/n, Terminal 01, 3º andar, Ilha do Governador, Rio de Janeiro (RJ).

Atendimento ao viajante: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Contato: (21) 3398-3226

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.