Voltar

Parcerias: Anvisa realiza reuniões bilaterais na Itália

AGENDA INTERNACIONAL

Parcerias: Anvisa realiza reuniões bilaterais na Itália

Representante da Agência na reunião do ICMRA, diretor Antônio Barra cumpriu agenda na capital italiana, Roma, com autoridades de diversos países, organismos internacionais e embaixadores.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 01/11/2019 18:22
Última Modificação: 07/11/2019 00:36

A Anvisa participou, nesta semana, da 14ª Reunião da Coalizão Internacional de Autoridades Reguladoras de Medicamentos (International Coalition of Medicines Regulatory Authorities – ICMRA), grupo que reúne dirigentes de agências reguladoras de medicamentos de todo o mundo. Realizada pela Agência Italiana de Medicamentos (Agenzia Italiana del Farmaco - AIFA), em Roma, Itália, o encontro contou com a participação do diretor Antônio Barra, que também se reuniu com autoridades de diversos países, organismos internacionais e embaixadores.

“Os debates em plenário propiciaram discussão, no mais alto nível, sobre os desafios atuais e emergentes na ciência e regulação global da medicina humana, tais como assistência médica digital, terapias avançadas e novas modalidades de testes clínicos”, disse o diretor da Anvisa.

Além disso, como integrante do Comitê Executivo do ICMRA, conjunto mais reservado das oito principais agências reguladoras do mundo, a Anvisa participou ativamente da definição das prioridades da coalizão para o próximo biênio.

Reuniões bilaterais

Durante a semana, o diretor Antônio Barra manteve reuniões bilaterais com os presidentes das agências reguladoras de medicamentos da União Europeia (European Medicines Agency – EMA), Suíça (Swissmedic), Canadá (Health Canada), Itália (AIFA) e com dirigentes da agência norte-americana (Food and Drug Administration – FDA). O objetivo dos encontros foi aprofundar o debate sobre uma agenda de interesse mútuo com cada um desses parceiros.

Já durante um encontro com os representantes da Índia, Rússia, China e África do Sul, foi mencionado o sucesso da recente reunião das agências dos BRICS, promovida pela Anvisa em Brasília. Em paralelo, também foram mantidas conversas com representantes das agências do Japão e da Austrália — esta última responsável pela organização da próxima cúpula do ICMRA, em novembro de 2020, em Melbourne.

A delegação da Anvisa também se reuniu com a direção¿da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para expressar apoio do Brasil ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo organismo na promoção de normas internacionais baseadas em evidência científica, no âmbito do programa Codex Alimentarius, reconhecido como referência pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

Por fim, Antônio Barra visitou o representante permanente do Brasil junto à FAO, o embaixador Fernando Abreu, além do embaixador do Brasil na Itália, Hélio Vitor Ramos Filho, para informar sobre as atividades realizadas no ICMRA e trocar impressões sobre a interface entre temas sob responsabilidade da Anvisa, a política externa brasileira e as relações bilaterais com a Itália.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.