Voltar

Evento na Anvisa comemora Dia Internacional da Mulher

Protagonismo

Evento na Anvisa comemora Dia Internacional da Mulher

Na quarta-feira, 13 de março, as profissionais da Anvisa reuniram-se para tratar de um tema que está no cotidiano de pelo menos 20% das brasileiras.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 14/03/2019 00:03
Última Modificação: 20/03/2019 14:47

“Ninguém está a salvo. A violência de gênero não faz diferença de classe e cor. Todos nós podemos ser vítimas ao longo da nossa vida”. Com esta afirmação, a servidora Camila Medeiros, coordenadora da Rede de Mulheres da Anvisa – Nós por Elas, abriu a palestra sobre violência de gênero. O evento foi criado para celebrar o Dia Internacional da Mulher.  

Para discutir diversos temas relacionados à violência de gênero, foram convidadas Roberta Gregoli, professora e consultora em direitos humanos para organismos internacionais, Sinara Gumieri, pesquisadora do Anis – Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero, e Lilian Tahan, diretora de redação do portal de notícias Metrópoles. A mediação do encontro ficou a cargo de Camila Medeiros.  

Na ocasião, Roberta Gregoli abordou as diferentes formas de violência, entre elas, a física e a psicológica. Ressaltou, ainda, a necessidade de estratégias institucionais para combater a violência contra a mulher, como prevenção, acolhimento e intervenção. 

Lilian Tahan destacou o projeto Elas por Elas, uma iniciativa do Metrópoles que objetiva dar visibilidade para histórias de mulheres que passaram por situações de violência. “Além de contar essas histórias, decidimos reservar um espaço do site para exibir um contador da violência, que diariamente atualiza quantas vezes as mulheres sofreram violência”, explica. 

Já Sinara Gumieri falou sobre gênero e enfatizou a importância de desnaturalizar a violência. Além disso, destacou os marcos na legislação brasileira, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio. 

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial