Voltar

Brasileiros testados para Covid-19 deixam embarcação

COSTA FASCINOSA

Brasileiros testados para Covid-19 deixam embarcação

Anvisa autorizou o desembarque dos 75 tripulantes brasileiros, uma vez que os testes realizados por todos eles tiveram resultados negativos para Covid-19.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 06/04/2020 15:58
Última Modificação: 06/04/2020 16:04

Nenhum dos tripulantes brasileiros que fizeram teste de Covid-19 a bordo do Costa Fascinosa teve resultado positivo para a doença. Com isso, neste domingo (5/4), a Anvisa autorizou o desembarque dos 75 brasileiros que trabalhavam no navio, atracado no Porto de Santos. 

A operação começou às 9h de domingo e foi toda monitorada pela equipe da Anvisa em Santos/SP.

Os tripulantes também foram monitorados nos últimos dias. Além disso, todos passaram por análise clínica e fizeram teste para Covid-19 para poder desembarcar de forma segura.

Ao todo, foram aplicados 75 kits de testagem rápida nos tripulantes e nenhum apresentou sintomas da doença. Os testes são de uso profissional e exigem conhecimentos na área de saúde para serem interpretados.

Com o desembarque dos 75 tripulantes brasileiros, o Costa Fascinosa permanece com 679 tripulantes a bordo. Antes do desembarque realizado no domingo, nove tripulantes haviam saído do navio para atendimento de emergência e um médico da embarcação também precisou deixar o navio com suspeitas de infarto, na noite de sábado (4/4).

Algum tripulante positivo desembarcou desta vez?

Não. Todos os tripulantes que tiveram autorização para desembarcar neste domingo tiveram resultado negativo para Covid-19. Alguns tripulantes tiveram resultado positivo para o fator que indica que a pessoa já está imunizada contra o vírus, ou seja, que teve a infecção, mas foi curada.

Os testes aplicados a bordo avaliam dois tipos de anticorpos diferentes: o IgG e o IgM. O IgG positivo significa que a pessoa já teve contato com o vírus e já possui anticorpos com uma possível resistência à Covid-19, ou seja, indica uma infecção que já foi curada O IgM é o anticorpo que, quando está presente, mostra que a pessoa tem o vírus naquele momento e seu sistema imunológico está produzindo anticorpos contra ele.

Em outras palavras, o IgG significa anticorpos de imunidade e o IgM indica infecção ativa.

Médico desembarcado

Na noite de sábado (4/4), um dos tripulantes da embarcação precisou ser desembarcado em situação de emergência. O tripulante é um dos médicos do navio Costa Fascinosa. De acordo com as informações da equipe de atendimento, o médico foi encontrado desmaiado em sua cabine e a primeira suspeita é de que o profissional possa ter tido um infarto.

Depois que o médico foi desembarcado para atendimento, a equipe de saúde a bordo da embarcação permanece com quatro enfermeiros e um médico. 

Histórico

Na manhã de 5 de abril, começou o desembarque dos tripulantes brasileiros a bordo do navio Costa Fascinosa, atracado em Santos/SP. Os técnicos da Anvisa estiveram no navio para monitorar a operação.

A análise epidemiológica e as medidas de isolamento a bordo mostram que neste momento é mais seguro retirar da embarcação as pessoas saudáveis. Com isso, será possível reduzir as possibilidades de transmissão a bordo da embarcação e fazer com que as pessoas cumpram o isolamento em casa.

A operação segue sob a coordenação da Anvisa. A empresa responsável pelo navio adquiriu kits de teste rápido que são utilizados para triar os tripulantes já isolados a bordo e garantir que não estão infectados.

Os tripulantes saem do navio de acordo com os horários dos vôos ou dos ônibus e vans (fretados) para fazer o transporte dos brasileiros. Eles serão levados de forma direta, da porta do navio até o aeroporto ou seu próprio domicílio.

As Vigilâncias Epidemiológicas dos estados para onde os brasileiros estão retornando são avisadas para que possam tomar as medidas de monitoramento necessárias, em cada localidade.

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial