Voltar

Anvisa participa de reuniões promovidas pela OCDE

AGENDA INTERNACIONAL

Anvisa participa de reuniões promovidas pela OCDE

As reuniões, realizadas na capital francesa, Paris, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), promovem debates acerca da melhoria da qualidade regulatória.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 06/11/2019 19:31
Última Modificação: 07/11/2019 11:48

A Anvisa está participando da 12ª reunião da Rede de Reguladores Econômicos (Network of Economic Regulators – NER) e da 21ª reunião do Comitê de Política Regulatória (Regulatory Policy Committee – RPC), realizadas na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, na França. Os eventos terminam na quinta-feira (7/11). 

As reuniões promovem a discussão de temas relacionados à melhoria da qualidade regulatória, como independência dos reguladores, análise de impacto regulatório e regulação e tecnologias emergentes.  

A delegação brasileira reúne, além da Anvisa, a Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade, a Agência Nacional de Água (ANA), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Controladoria-Geral da União (CGU).  

Durante os eventos, os representantes brasileiros tiveram a oportunidade de trocar experiências com os membros dos países que compõem a Rede Ibero-Americana de Melhoria da Qualidade Regulatória sobre as boas práticas implementadas. Também foi possível realizar uma reunião com o embaixador Carlos Márcio Cozendey, delegado do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas em Paris, sobre o processo de acessão do Brasil à OCDE. 

Entenda 

A Rede de Reguladores Econômicos promove o diálogo entre mais de 70 reguladores de todo o mundo que operam em diferentes setores. Os membros da NER compartilham experiências, desafios e soluções inovadoras. 

Já o Comitê de Política Regulatória é uma plataforma que tem como objetivo auxiliar os países a adaptar políticas, ferramentas e instituições reguladoras. No âmbito do Comitê são discutidos temas como simplificação administrativa, conformidade regulatória, análise de impacto regulatório, transparência e comunicação, e alternativas à regulação. 

Desde 2016, a Anvisa está presente nas reuniões da NER e do RPC. Essa participação tem contribuído para a incorporação das melhores práticas para o desenvolvimento da qualidade regulatória. 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.