Voltar

Anvisa e Inmetro: parceria para proteger a saúde da população

Cooperação

Anvisa e Inmetro: parceria para proteger a saúde da população

Desenvolver ações com foco na proteção da saúde da população brasileira é o objetivo principal do Termo de Cooperação firmado entre a Anvisa e o Inmetro
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 01/11/2016 11:58
Última Modificação: 03/11/2016 11:39

O Termo de Cooperação firmado entre a Anvisa e o Inmetro nesta terça-feira (1/11) na sede da Agência, em Brasília tem validade de cinco anos e poderá ser prorrogado. O objetivo central da cooperação é desenvolver ações com foco na proteção da saúde da população brasileira.  

Para o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, o acordo é amplo e contará com metas estruturadas. “Fizemos uma oficina no Inmetro em que 12 pessoas da Anvisa participaram. Estabelecemos bem todas as áreas de cooperação”, sintetizou. 

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, enumerou algumas das áreas em que o acordo deverá ser executado. “Temos que tratar de questões como qualidade de fármacos, equipamentos médicos e próteses, por exemplo”, descreveu. 

A capacitação de profissionais da Anvisa, do Inmetro e do Sistema Nacional da Vigilância Sanitária (SNVS) também está no escopo da parceria, assim como o fortalecimento da capacidade analítica dos Laboratórios Oficiais (Lacens) e a ampliação da transparência e aumento da eficiência na comunicação entre Anvisa e o Inmetro e a sociedade.