Voltar

Anvisa divulga registro de implantes

Próteses

Anvisa divulga registro de implantes

Apresentação do sistema de Registro Nacional de Implantes (RNI) acontecerá na Feira Hospitalar, em São Paulo, nesta quarta-feira (23/5), às 11h.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 22/05/2018 17:48
Última Modificação: 22/05/2018 18:45

Diretores, gerentes e técnicos da Anvisa participam esta semana da 25ª edição da Feira Hospitalar, considerada como o maior evento das Américas para lançamentos voltados aos serviços de saúde e uma programação científica diversificada em jornadas, congressos e palestras.

Empresas e palestrantes de mais de 90 países estarão em São Paulo entre os dias 22 e 25 de maio para a Feira Hospitalar, que acontecerá no Expo Center Norte.

A Anvisa lançará durante a Feira Hospitalar o Registro Nacional de Implantes (RNI), no dia 23/5, quarta-feira, a partir das 11h. A Agência também participará de um dos eventos científicos, a IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulação para Produtos da Saúde.

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, participou como palestrante da cerimônia de abertura da Feira Hospitalar nesta terça-feira (22/5).

“Em várias oportunidades, durante o evento, nossos técnicos estarão explicando inovações e novos modelos regulatórios e mudanças que têm sido realizadas de maneira a propiciar que o setor tenha este contato direto, tire dúvidas”, afirmou Jarbas Barbosa. “Para que tenhamos a Anvisa e o setor regulado trabalhando em maior consonância.”

Implantes

O Registro Nacional de Implantes (RNI) é um sistema de informação para cadastro de procedimentos cirúrgicos de implantação de próteses osteo-articulares (quadril e joelho) e de stent coronariano. O lançamento acontecerá no Auditório 10, do 2º Mezanino do Expo Center Norte, com a participação do diretor de Controle e Monitoramento da Anvisa, William Dib.

Com as informações do sistema RNI será possível gerar informações sobre próteses e stents implantados, das técnicas cirúrgicas utilizadas, do perfil dos pacientes e dos serviços de saúde envolvidos. Esses dados serão úteis para aprimorar a regulação dos produtos implantáveis, bem como indicar as melhores condutas terapêuticas e os materiais mais adequados.

O sistema RNI foi desenvolvido pela Anvisa em parceria com a Universidade de Santa Catarina (UFSC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI). Posteriormente, o RNI poderá, ainda, ser ampliado para a inclusão de outros procedimentos e produtos implantáveis.

A implantação do sistema RNI nos serviços de saúde ocorrerá de forma gradual.  No primeiro momento, será de forma voluntária e com a adesão dos hospitais que participaram do teste-piloto ocorrido na fase de desenvolvimento do sistema.

Gradativamente, o RNI será disponibilizado para outros serviços de saúde, com a perspectiva de que em médio prazo, sua adesão seja compulsória pelos serviços de saúde, sejam eles públicos, privados, filantrópicos, civis ou militares, incluindo aqueles que exercem ações de ensino e pesquisa.

Jornada

Os gestores e técnicos da Anvisa estarão também na IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulação para Produtos da Saúde 2018, realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalar e de Laboratórios (Abimo).

Os palestrantes da Anvisa vão abordar aspectos regulatórios de registro, a Auditoria Única de Dispositivos Médicos e o que a Agência tem feito para assegurar a qualidade dos produtos e ações de fiscalização para impedir que produtos falsificados entrem no mercado.

Esse evento acontecerá no 1º Andar do Expo Center, nos Auditórios 2 e 3.

Saiba Mais:

Lançamento do Sistema Registro Nacional de Implantes – RNI

IX Jornada de Ação em Política Industrial e Regulamentação em Saúde

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial