Voltar

Anvisa conhece experiência croata em farmacovigilância

Missão internacional

Anvisa conhece experiência croata em farmacovigilância

Objetivo da visita à agência reguladora da Croácia foi conhecer o uso do VigiFlow, sistema de notificação de reações adversas a medicamentos utilizado pela OMS.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 07/11/2018 18:07
Última Modificação: 08/11/2018 17:41

Servidores da Anvisa participaram, no dia 2/11, de uma reunião com membros da Agência Croata de Medicamentos e Dispositivos Médicos (Halmed), em Zagreb, capital da Croácia. O objetivo do encontro foi aprofundar conhecimentos sobre atividades de farmacovigilância implementadas naquele país.  

A atividade de benchmarking, que permite comparar e analisar métodos de trabalhos entre órgãos e entidades, buscou cooperação com a autoridade regulatória da Croácia com foco na troca de experiências, especialmente sobre o uso do VigiFlow (sistema de notificação de eventos adversos utilizado pela Organização Mundial da Saúde – OMS). 

O principal motivo da visita à Croácia é que, o novo sistema de notificação de eventos adversos relacionados ao uso de medicamentos da Anvisa, em substituiçãoao formulário de medicamentos existente hoje no Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária (Notivisa), utilizará uma versão do VigiFlow adaptada para o Brasil. 

Durante o encontro, também foi apresentada à Anvisa a expediência da Halmed em relação ao uso de um aplicativo criado para dispositivos móveis, que permite a realização de notificação de eventos adversos em medicamentos na Croácia.  

Para a GGMON, a atividade de benchmarking agregou conhecimento à Anvisa para o fortalecimento da vigilância pós-mercado de medicamentos e de outros processos de trabalho relacionados à farmacovigilância. 

 

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial e Facebook @AnvisaOficial