Voltar

Anabolizantes são apreendidos em comércio do DF

$chapeu_da_noticia.getData()

Anabolizantes são apreendidos em comércio do DF

Por: ASCOM
Publicado: 11/06/2008 03:00
Última Modificação: 25/06/2015 10:53
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

A operação “Bomba Atômica”, realizada pela Polícia Civil do Distrito Federal (DF) em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na manhã desta quarta-feira (11), apreendeu anabolizantes e produtos sem registro em Brasília e em cidades satélites do entorno. Os produtos foram encontrados em lojas de suplementos alimentares e drogarias, além de um lava-jato e uma lanchonete.

Em apenas um estabelecimento comercial foram encontrados cerca de 300 produtos irregulares: anabolizantes proibidos, fitoterápicos sem registro, produtos sem rótulos em português e contrabandeados. Também foram apreendidos suplementos alimentares à base de creatina. No país, não há nenhum produto registrado com essa substância.

O perigo dos anabolizantes

Os esteróides anabolizantes são usados nas terapias de reposição do hormônio masculino testosterona, quando o paciente apresenta déficit deste hormônio. Porém, algumas pessoas fazem o uso desvirtuado dos produtos, a fim de promover o aumento dos músculos.

O uso inadequado destes produtos pode causar impotência, infertilidade, calvície, aumento da pressão sanguínea, dores nas juntas e tumores no fígado, dentre outros efeitos. Em alguns casos, o abuso pode levar à morte. No caso dos anabolizantes de uso veterinário o risco é ainda maior, pois não há testes que garantam a segurança de uso em humanos.


ASCOM/ Assessoria de Imprensa da Anvisa