Voltar

Adiada inspeção do navio chinês Kota Pemimpin

MEDIDA PREVENTIVA

Adiada inspeção do navio chinês Kota Pemimpin

A inspeção da embarcação deverá ocorrer nesta quarta-feira (19/2). Maré e condições climáticas impediram que o navio Kota Pemimpin atracasse no Porto de Santos.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 18/02/2020 00:11
Última Modificação: 18/02/2020 14:40

As condições climáticas e de marés não permitiram que o navio Kota Pemimpin atracasse no Porto de Santos nesta terça-feira (18/2), como previsto. Haverá uma nova tentativa de atracação na madrugada desta quarta-feira (19/2). Se isso ocorrer, a Anvisa irá a bordo da embarcação chinesa às 8h de quarta-feira para inspecionar a embarcação.

A ação faz parte do reforço de medidas da Anvisa em relação ao coronavírus, já que o navio teve o relato de dois casos com sintomas de tosse e febre. Neste momento, porém, não há nenhum tripulante doente no navio, não havendo motivo para preocupação.

A inspeção na embarcação é necessária para que a Anvisa possa emitir o Certificado de Livre Prática (CLP), documento fornecido a todas as embarcações regulares que atracam nos portos brasileiros. O Certificado engloba um grupo de documentos que permitem à Agência avaliar se há viajantes doentes e se a embarcação é proveniente de áreas de risco de transmissão de alguma doença de interesse em saúde. Na maior parte dos casos, o documento é concedido de forma eletrônica (via rádio). No entanto, diante da comunicação de algum evento de saúde pelo capitão da embarcação, a emissão é vinculada a uma inspeção a bordo.

Leia também: Anvisa irá a bordo do navio Kota Pemimpin

Quer saber as notícias da Anvisa em primeira mão? Siga-nos no Twitter @anvisa_oficial, Facebook @AnvisaOficial, Instagram @anvisaoficial e YouTube @anvisaoficial.