Inspeções de Navios de Cruzeiro


Todos os navios de cruzeiro que circulam na costa brasileira passam por inspeções sanitárias da Anvisa.. Nestas inspeções, realizadas de supresa, os fiscais da Agência verificam todos os controles da embarcação referentes à segurança sanitária dos alimentos preparados e da água para consumo humano ofertados a bordo. Outras áreas e serviços de importância sanitária como: águas recreacionais (piscinas, hidromassagens, etc.), limpeza de cabines e ambientes, gerenciamento de lixo, sistema de tratamento de esgoto, e controle de vetores/animais peçonhentos e salão de beleza também são inspecionados.

No Brasil,as fiscalizações sanitárias de navios de cruzeiro utilizam um mesmo roteiro de inspeção para todas as embarcações. Neste roteiro, cada item inspecionado apresenta uma pontuação de risco sanitário. Dessa forma, com o somatório dos valores de risco de cada item é possível obter um Índice de Risco Sanitário para cada embarcação.

Mas como é esse cálculo de risco? O fiscal responsável pela inspeção alimenta um sistema de gestão de riscos chamado Sagarana, que possui os valores de risco para cada item da inspeção. Após o término do preenchimento pelo fiscal são gerados dois índices pelo sistema que são:

Índice de conformidade: porcentagem dos itens do roteiro de inspeção que foram atendidos pela embarcação. 

  • Pontuação de Risco: somatório dos valores de risco de cada item do roteiro de inspeção. Este índice pode variar de 0 (navios com maior índice de segurança possível) a 5000 (navio com menor índice de segurança possível)

 

Resultado das inspeções

 

Os valores de risco de cada item do roteiro de inspeção variam de 1 a 5, sendo analisados a probabilidade, a relevância e a severidade para cada risco encontrado, conforme tabela e figura abaixo.

 

 

Vale lembrar que, independente do padrão encontrado, ao se deparar com irregularidades sanitárias, os fiscais da Anvisa sempre estabelecem medidas de correção necessárias com prazos definidos.

Logo, ao se preparar para uma viagem fique tranqüilo por que a ANVISA e os responsáveis pelos navios já tomaram todas as medidas exigidas e recomendadas para melhorar as inconformidades críticas encontradas pelos inspetores da ANVISA, pois somente assim esta embarcação está autorizada a prosseguir a viagem.

Portanto, se o seu embarque está autorizado viaje tranqüilo, pois não existe a bordo nenhum risco iminente diagnosticado para sua saúde ou de sua família.

O objetivo é que a embarcação não apresente mais os riscos encontrados. Esta exigência se faz por meios de ações e emissão de termos legais, como: notificações, autos de infração, interdições, apreensões, etc.

Logo, ao se preparar para uma viagem fique tranqüilo por que a ANVISA e os responsáveis pelos navios já tomaram todas as medidas exigidas e recomendadas para melhorar as inconformidades críticas encontradas pelos inspetores da ANVISA, pois somente assim esta embarcação está autorizada a prosseguir a viagem.

Portanto, se o seu embarque está autorizado viaje tranqüilo, pois não existe a bordo nenhum risco iminente iagnosticado para sua saúde ou de sua família. Para divulgação à população, A ANVISA classifica as embarcações em quatro (A a D) possíveis padrões conforme a seguir:

  • Padrão A: valores de PSR até 250. Embarcações em excelentes condições sanitárias;
  • Padrão B: valores de PSR entre 251 e 500. Embarcações em condições sanitárias satisfatórias;
  • Padrão C: valores de PSR entre 501 e 750. Embarcações em condições sanitárias aceitáveis;
  • Padrão D: Valores de PSR acima de 750. Embarcações em condições sanitárias insatisfatórias com exigências a cumprir imediatamente.

 

Veja aqui a inspeção do seu navio 

 

  ADONIA CRYSTAL SERENITY OCEAN PRINCESS  
  AIDA CARA DEUTSCHLAND ORIENT QUEEN II (VISTAMAR)  
  AIDA VITA EXPLORER PACIFIC PRINCESS  
  ASUKA 2 EUROPA 2 PRINSEDAM  
  ALBATROS GOLDEN PRINCESS QUEEN MARY 2  
  AMADEA GRAND AMAZON REGATTA  
  AMSTERDÃ GRAND CELEBRATION RHAPSODY OF THE SEAS  
  ARCADIA GRAND HOLIDAY SAGA RUBY  
  ARTANIA GRAND MISTRAL SEABOURN QUEST  
  ASTOR GRAND PRINCESS SEABOURN SOJOURN  
  AURORA HAMBURG SEA ADVENTURER  
  AZAMARA QUEST HANSEATIC SEA DREAM II  
  AZAMARA JOURNEY IMPERATRIZ (EMPRESS) SEVEN SEAS NAVIGATOR  
  AZURA INSIGNIA SILVER CLOUD  
  BALMORAL L´AUSTRAL SILVER SPIRIT  
  BOUDICCA LE LYRIAL SILVER WHISPER  
  BLACK WATCH MAASDAM SILVER SHADOW  
  BRAEMAR MAGELLAN SOBERANO (SOVEREIGN)  
  BREMEN MARCO POLO SPLENDOUR OF THE SEAS  
  CARNIVAL SPLENDOUR MARINA SEVEN SEAS MARINER  
  CLIPPER ADVENTURER MONARCH STAR PRINCESS  
  CLUB MED 2 MSC ARMONIA THE WORLD  
  COLUMBUS  MSC DIVINA VISION OF THE SEAS  
  COLUMBUS 2 MSC FANTASIA VISTAMAR  
  COSTA DELIZIOSA MSC LIRICA VEENDAM  
  COSTA FASCINOSA MSC MAGNIFICA WORLD ODYSSEY  
  COSTA FAVOLOSA MSC MÚSICA ZAANDAM  
  COSTA FORTUNA  MSC OPERA ZENITH  
  COSTA LUMINOSA MSC ORCHESTRA    
  COSTA MAGICA MSC POESIA    
  COSTA NEOROMANTICA MSC PREZIOSA    
  COSTA PACIFICA MSC SPLENDIDA    
  COSTA SERENA MV VOYAGER    
  COSTA VICTORIA NATIONAL GEOGRAPHIC    
  CRYSTAL SYMPHONY OCEAN DREAM