Voltar

Riximyo (rituximabe): novo registro

Novo registro

 

Nome do produto

Riximyo (rituximabe)

Empresa

Sandoz do Brasil

Categoria

Produto biológico novo

Indicação

Indicações oncológicas: Linfoma não Hodgkin, tanto para linfoma difuso de grandes células B, como para linfoma folicular; Leucemia linfoide crônica.

Indicações imunológicas: Artrite reumatoide; Granulomatose com poliangiite (GPA) e poliangiite microscópica (MPA)

Mais informações

O produto é o primeiro biossimilar do rituximabe a ser registrado no Brasil e teve seu registro concedido pela Via de Desenvolvimento por Comparabilidade, de acordo com a Resolução RDC n° 55, de 16 de dezembro de 2010, utilizando o produto Mabthera como comparador. Rixymio foi registrado em nome da empresa Sandoz do Brasil Indústria Farmacêutica LTDA.

O rituximabe é um anticorpo monoclonal que se liga ao CD20 expresso na superfície dos linfócitos pré-B e B maduros. O efeito farmacológico conhecido do rituximabe é um esgotamento rápido das células B periféricas seguido por uma recuperação lenta ao longo do tempo. O Rituximabe é, portanto, usado em indicações oncológicas para a depleção de células B malignas e circulantes e em indicações imunológicas para a depleção de células B periféricas responsáveis pela produção de autoanticorpos patogênicos e outros efeitos à jusante mediados intercelulares que resultam em disfunção imunológica.