Histórico Histórico

Formação e Aperfeiçoamento Profissional

Por uma vigilância sanitária mais eficaz e qualificada

A gestão da educação em vigilância sanitária tem por finalidade tornar a formação profissional nesta área mais efetiva, assegurando a prestação de serviços qualificados à sociedade, em atenção aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A resposta para esse desafio é alcançar a integração, entre todos os componentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), na ação de proteger e promover a saúde da população, respeitando as diversidades e as especificidades locais.

A Anvisa fundamenta a gestão da educação em vigilância sanitária sob os eixos do Plano Diretor de Vigilância Sanitária – PDVISA (2007); as Diretrizes para a Gestão da Educação em Vigilância Sanitária e suas Proposições Regionais (2012-2013) - publicação que reuniu o resultado das discussões do tema nas cinco regiões brasileiras - ; em consonância às Diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde. A gestão da educação em vigilância sanitária tem-se pautado, também, nas discussões sobre os desafios e estratégias de superação realizadas durante o Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária 2015.

As iniciativas de formação e de aperfeiçoamento profissional em vigilância sanitária, especialmente destinada aos trabalhadores que atuam no SNVS, têm-se estruturado no Capacita-Visa.