Agilize sua demanda


A Ouvidoria da Anvisa é um espaço legítimo de interlocução da sociedade com a vigilância sanitária. É um canal de comunicação que informa o cidadão e contribui para o aprimoramento dos processos de trabalho da Agência.

Ao preencher o formulário do Sistema Ouvidori@tende, solicitamos que observe as seguintes orientações para que sua demanda seja atendida de forma rápida e eficaz:

 

1. DADOS PARA CONTATO

Você é pessoa física?

Se você não representa empresa ou interesses de uma empresa, preencha no campo “Dados para contato” os seus dados pessoais para que possamos enviar resposta ou fazer contato, se necessário.

Solicite, se desejar, o sigilo. Porém, evite o anonimato. O anonimato pode inviabilizar investigações e impedir o envio de respostas. Pode confiar: a Ouvidoria respeita a sua integridade física e moral.

Tenha cuidado no preenchimento do formulário, não repita seus dados no campo “Dados do reclamado/denunciado”.

Você é pessoa jurídica?

Se você representa empresa, associação, órgão público ou ente da Federação, preencha no campo “Dados para contato” os dados da empresa que você representa – e não seus dados pessoais. Desta forma, a Ouvidoria e as áreas internas poderão acessar mais facilmente o seu cadastro. Você também pode, se desejar, solicitar o sigilo de seus dados. 

Tenha cuidado no preenchimento do formulário, não repita seus dados no campo “Dados do reclamado/denunciado”.

 

2. DADOS DO RECLAMADO/DENUNCIADO

O reclamado ou denunciado é a pessoa física ou jurídica contra quem você quer reclamar ou registrar uma denúncia. Preencha os dados do reclamado/denunciado que você tiver conhecimento (o nome e o endereço completos, por exemplo, são muito importantes).

Se você for registrar pedido de informação, solicitação ou sugestão, não há necessidade de preencher o campo “Dados do reclamado/denunciado”.

 

3. DADOS DO PROCEDIMENTO

Procedimento é a demanda ou manifestação. Pode ser denúncia, reclamação, pedido de informação, solicitação, sugestão ou elogio.

Assunto: escreva a ideia principal de sua manifestação. Deixe para descrever sua demanda de forma mais detalhada no campo “Resumo”.

Números de processos ou expedientes anteriores (se houver): indique os números de processos ou expedientes que estejam em tramitação na Anvisa e que você deseja informação. Esta indicação é importante para localizar seus documentos e, consequentemente, agilizar a resposta.

Números de demandas Ouvidori@tende anteriores (se houver): indique os números de procedimentos registrados anteriormente no sistema Ouvidori@tende. Esta indicação é importante para que a equipe técnica localize sua demanda anterior e agilize o atendimento.

Resumo

Pessoa física: no caso de denúncias, reclamações ou dúvidas, forneça o nome correto dos produtos sobre os quais tenha dúvida, queira reclamar ou denunciar. Se possível, forneça o nome do fabricante e o número do lote. Descreva os fatos ocorridos em bares, restaurantes, hospitais, supermercados ou quaisquer outros locais sujeitos à ação da vigilância sanitária para que possamos qualificar sua manifestação.

Pessoa jurídica: no caso de reclamações relacionadas ao processo de trabalho da Anvisa e/ou suas áreas técnicas, registre de forma clara e objetiva a sua demanda, descrevendo suas dúvidas e solicitações quanto a documentos e serviços.

 

OBS. Para informações sobre os meios de protocolização de documentos, acesse a Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº 25, de 16 de junho de 2011