Escritório de Processos - Responsabilidades


O Escritório de Processos é responsável pela guarda e disseminação de metodologias, além de ser fonte de orientação e coordenação das iniciativas de gestão e melhoria de processos.

As principais responsabilidades do Escritório são:

  • Definir métodos, modelos, transferência de conhecimentos, projetos e ferramentas para melhoria de processos;
  • coordenar projetos de transformação de processos;
  • acompanhar os avanços alcançados;
  • apoiar projetos de melhorias das unidades;
  • difundir e compartilha conhecimentos adquiridos;
  • manter a arquitetura de processos atualizada;
  • acompanhar o desempenho dos processos e os reporta às instâncias superiores;
  • gerenciar programas educacionais de melhoria de processo;
  • apoiar os donos dos processos no trabalho de melhoria;
  • desenvolver e difunde uma cultura orientada a processos; e comunicar os benefícios alcançados com a gestão por processos.

Os processos de Trabalho do Escritório de Processos foram desenhados e estão representados no Framework abaixo. Esse painel mostra processos de Desdobramentos da Estratégia, Transformação de Processos, Gestão da Rotina do Escritório, bem como a sua Governança.