Melhoria de Processos e Gestão da Qualidade


 

A Anvisa foi criada em 1999 com a finalidade de promover a proteção da saúde da população por meio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária. A fim de atender essa demanda e na busca pela excelência em gestão, a Agência, desde 2002, vem implementando ações relacionadas a melhoria e qualidade de processos.

Baseando-se nos princípios da qualidade total, foi instituído o Programa de Implantação e Aperfeiçoamento da Gestão da Qualidade (PIMAQ), pela Portaria 427/2006. Esse programa tinha como objetivo contribuir para o processo permanente de melhoria das rotinas internas de trabalho, para, assim, aumentar os padrões de qualidade, tendo como foco definir os Procedimentos Operacionais Padrão (POP) em áreas específicas da Anvisa, em função de uma priorização realizada pelo Diretor-Presidente. Vale destacar que a primeira área a implantar o Programa foi a unidade de Medicamentos.

Em 2008, a Anvisa deu outro passo muito importante para o desenvolvimento da gestão organizacional: a criação do Escritório de Processos. O objetivo desse grupo de trabalho é transformar, padronizar e garantir a melhoria contínua dos processos de toda Agência. Além disso, começaram as tratativas para adesão, em 2009, ao Gespública, iniciativa do Governo de Avaliação Continuada da Gestão Pública, que também visava a melhoria contínua da gestão, bem como a sua avaliação, garantindo maior eficiência, satisfação dos usuários e engajamento dos servidores.

A partir da adesão ao Gespública, foi instituído o Programa de Modernização da Gestão, em 2009, por meio da Portaria 341/2009, com o objetivo de alcançar a Gestão Estratégica de Excelência. Esse programa em vigência substituiu o PIMAQ estabelecido em 2006.

Com o desenvolvimento da metodologia de melhoria de processos da Agência, notou-se que os redesenhos por si só não eram suficientes para garantir ganho de resultados esperados. Dessa forma, surgiu, em 2016, o desafio de desenvolver uma nova metodologia que promovesse melhorias nos processos com o foco nos resultados, não sendo a melhoria um fim em si mesma. A atuação do Escritório de Processos ganhou novos direcionamentos que auxiliam no fortalecimento do valor organizacional “excelência em gestão com foco em resultados”. São eles:

 

  • Dar ênfase na mudança de comportamento e no maior engajamento das pessoas para a transformação.
  • Focar em transformar a organização e quantificar o valor gerado pelas iniciativas de transformação de processos, ao invés de apenas modelar.
  • Amadurecer seus próprios métodos de trabalho, pensando a metodologia de transformação de forma integrada a outras áreas da gestão da empresa.

Nesse sentido, em 2017, a metodologia foi consolidada pela Assessoria de Planejamento da Anvisa, considerando os seguintes pontos: necessidade de elaboração do projeto de melhoria; realização de diagnóstico interno; realização de benchmarking para conhecer melhores práticas; conhecimento da jornada do usuário; entregas rápidas, tornando a transformação do processo algo perceptível para os envolvidos; testagem das soluções, com a criação de protótipos das soluções propostas; definição e acompanhamento de indicadores-chave de cada processo; foco em resultados e ênfase na comunicação das ações realizadas.

Diante desse novo olhar sobre os processos, emerge também a necessidade de construção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para a Anvisa. Um sistema com objetivo de, considerando os parâmetros da gestão da qualidade, dar celeridade aos serviços, obter a satisfação dos clientes, eliminar desperdícios, racionalizar procedimentos, desenvolver equipes, valorizar servidores e melhorar a qualidade de vida no trabalho e agregar e disseminar as melhores práticas que vêm sendo realizadas pelas diversas unidades organizacionais.

Para construir o SGQ, foi instituído o Subcomitê de Gestão da Qualidade (SCGQ), em 2018, pela Portaria 637/2018. Os primeiros produtos a serem entregues pelo SCGQ são a Política e o Manual de Qualidade da Anvisa e o plano de implementação. Um resumo do projeto que está em andamento encontra-se no mapa mental abaixo: