Back

Anvisa abrirá consulta pública sobre anuência prévia de patentes

$chapeu_da_noticia.getData()

Anvisa abrirá consulta pública sobre anuência prévia de patentes

Por: ASCOM
Publicado: 15/01/2012 02:00
Última Modificação: 25/06/2015 13:19
$texto_alternativo.getData()
$legenda-imagem.getData()

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou a abertura de uma Consulta Pública para atualizar as regras relativas à anuência prévia da Anvisa na concessão de patentes para produtos e processos farmacêuticos. A anuência prévia é a manifestação que a Anvisa faz nos processos de pedidos de patentes farmacêuticas apresentadas ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

A anuência prévia está prevista no artigo 229-C da lei 9.279/96, sendo um mecanismo criado para harmonizar o interesse da saúde pública brasileira e a proteção à propriedade industrial. Atualmente, esse processo segue a resolução RDC 45/2008, mas, com as mudanças introduzidas pela Portaria Interministerial MS/MDIC/AGU 1065/12, que estabelece um procedimento mais eficiente entre a Anvisa e o INPI, tornou-se necessária a atualização da norma.

O novo fluxo, já estabelecido entre os dois órgãos, determina que os pedidos de patentes de produtos ou processos farmacêuticos apresentados ao INPI serão encaminhados diretamente para a Anvisa e, somente após a sua manifestação, é que o INPI dará início ao exame do pedido. A alteração na RDC 45/08 também une o foco da saúde publica e a proteção aos direitos de propriedade industrial.

A Consulta Pública ficará aberta por 60 dias a partir de sua publicação no Diário Oficial da União e qualquer pessoa poderá participar.

A decisão foi tomada durante a 9º Reunião Pública da diretoria da Anvisa, realizada na última quinta-feira (11/10).

Impensa / Anvisa