Back

VISAlerta SNGPC Nº 02/2019 - Falsificação de Notificações de Receituário “B2”

ISAlerta SNGPC Nº 02/2019, de 16 de janeiro de 2019


Para: Farmacêuticos (farmácias e drogarias) e público em geral
Contato na Anvisa: 0800-6429782 (Anvisa atende)

A Gerência de Produtos Controlados recebeu comunicado da Coordenação de Fiscalização do Comércio de Medicamentos / GVSP/SUVISA/SES-GO informando a suspensão da prescrição e do aviamento  das  Notificações de Receituário “B2” com numeração de BC427000 a BC448000, que contenham informação de autorização pelo Visa CREMEGO em seu rodapé. Trata-se de receitas falsas, visto que o Estado de Goiás não libera Notificações de Receita “B2” autorizadas pelo Visa CREMEGO.

Alertamos a todos os farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias, para que fiquem atentos ao recebimento das Notificações de Receituário “B2” com numeração de BC427000 a BC448000 e que contenham informação de autorização pelo Visa CREMEGO em seu rodapé. Estas notificações não devem ser aceitas para fins de dispensação de medicamentos e o farmacêutico deve encaminhá-las ao órgão de vigilância sanitária de sua cidade. Nos casos de dispensações já realizadas, o farmacêutico também deve procurar o órgão de vigilância sanitária para comunicação do fato.

A Anvisa considera importante alertar os farmacêuticos e público em geral para que os riscos inerentes ao uso indevido dessas notificações sejam prevenidos e eliminados.

Gerência de Produtos Controlados – GPCON/GGMON/Anvisa