A Ouvidoria tem encontrado dificuldade para encaminhar as respostas de procedimentos por e-mail aos usuários de provedores de internet com sistemas de filtro de mensagens, chamados de proteção anti-spam*, como, por exemplo, Terra e UOL. 

Os e-mails cadastrados pelos assinantes de provedores com sistema de seleção de mensagens estão sendo automaticamente devolvidos porque as mensagens enviadas pela Agência são interpretadas como spam no processo de filtragem. 

Uma alternativa para solucionar o problema é a liberação de um domínio ou um e-mail específico (neste caso da Anvisa). Na ferramenta e essa liberação é feita pelo próprio usuário. (Quem bloqueia o anti-spam não é o provedor, como UOL ou Terra, mas sim é o próprio usuário que ativa o serviço).

Como autorizar o domínio da Anvisa? 

O domínio de um e-mail é o que vem depois da arroba "@" (exemplo: empresa.com.br é o domínio de fulano@empresa.com.br). O da Anvisa é anvisa.gov.br.

UOL:

Para autorizar um domínio, clique em "Domínio" dentro de "AntiSpam UOL". Em seguida, digite os domínios que você quer autorizar. 

TERRA:

Para autorizar um domínio clique em configurações > e-mail protegido > bloqueio> Lista de Endereços/Domínios Aceitos > Editar – digite no campo anvisa.com.br e clique em Adicionar Endereço.*SPAM é o envio em massa de e-mails para usuários que não os solicitaram de forma explícita e com os quais o remetente não mantenha qualquer vínculo de relacionamento pessoal e cuja quantidade comprometa o bom funcionamento dos servidores.