Semana do Conhecimento da Anvisa

 

Palestrantes e Moderadores


Conferência de abertura - 20 de setembro, quarta-feira, 15h às 16h30 Conferência de abertura - 20 de setembro, quarta-feira, 15h às 16h30

Luiz de Mello

palestrante

Luiz de Mello

Diretor-adjunto de Governança Pública e Desenvolvimento Territorial da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico – OCDE, onde atua desde 2005. Graduado em economia pela Universidade de Brasília (UNB); Mello tem especialização e é Ph.D. em Economia pela Universidade de Kent, Reino Unido. Entre seus diversos artigos, podemos destacar "Desigualdades na América Latina: tendências e implicações para a política", publicado na revista Hacienda Pública Española, além de contribuições para obras como "Descentralização e Investimento Público: Desafios e Políticas Públicas", no Boletim Regional, Urbano e Ambiental do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A OCDE é uma organização internacional, composta por 34 países e com sede em Paris, França. Tem por objetivo promover políticas para o desenvolvimento econômico e o bem-estar social em todo o mundo.

Palestra 1 - O papel do Brasil na perspectiva internacional de desenvolvimento da regulação - 20 de setembro, quarta-feira, 16h15 às 17h30 Palestra 1 - O papel do Brasil na perspectiva internacional de desenvolvimento da regulação - 20 de setembro, quarta-feira, 16h15 às 17h30

Jarbas Barbosa

Palestrante

Jarbas Barbosa

Diretor-presidente da Anvisa. Sanitarista e epidemiologista, com experiência internacional em saúde pública, epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos, gestão de sistemas de saúde e regulação em saúde. Graduado em Medicina pela UFPE. Fez especializações em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz, mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. Foi secretário de Vigilância em Saúde e secretário-executivo do Ministério da Saúde. Atuou como gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da OPAS/OMS. Autor e coautor de artigos, capítulos de livros e livros nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia e Gestão Pública da Saúde. . Veja o perfil completo.

Mediação: Marcelo Pacheco dos Guaranys

Mediação

Marcelo Pacheco dos Guaranys

Subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) da Casa Civil da Presidência da República. Mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB) e especialista em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. É graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília e em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Regulação de Transportes Aéreos da pós-graduação em Direito da Regulação do Instituto Brasiliense de Direito Público. Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda desde 2001, onde atuou nas áreas de regulação de infraestrutura e de serviços públicos, foi também diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Mesa redonda 1 - Facilitando a revisão de novos medicamentos através de avaliações baseadas em risco: como um processo de estratificação pode ser utilizado para conseguir uso efetivo dos recursos? - 21 de setembro, quinta-feira, 9h às 10h45 Mesa redonda 1 - Facilitando a revisão de novos medicamentos através de avaliações baseadas em risco: como um processo de estratificação pode ser utilizado para conseguir uso efetivo dos recursos? - 21 de setembro, quinta-feira, 9h às 10h45

Larry Lawrence

Palestrante

Larry Liberti

Diretor-executivo do Centre for Innovation in Regulatory Science – CIRS, instituição sediada em Londres e através da qual a indústria farmacêutica internacional, as autoridades reguladoras e o meio acadêmico se reúnem, debatem e desenvolvem políticas regulatórias. Bacharel em Farmácia e com mestrado em Farmacognosia pela Philadelphia College of Pharmacy and Science. Alcançou o status de Regulatory Affairs Certified (RAC) com a Sociedade Profissional de Assuntos Regulatórios e recebeu um diploma honorário de Doutorado em Ciências pela sua instituição alma mater. Membro da American Medical Writers Association e ganhador do prêmio Golden Apple pela excelência no ensino. Cofundador da Fundação Erudee, órgão sem fins lucrativos dedicado a apoiar oportunidades educacionais pós-secundárias para estudantes da América Latina e África.

Varley Dias Sousa

PALESTRANTE

Varley Dias Sousa

Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária e gerente-geral de Medicamentos da Anvisa. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas e pós-graduado em Saúde Internacional pela USP. Pós-graduado em Vigilância Sanitária pela Fiocruz em mestre em Bioética e Saúde Pública pela UnB, onde também fez doutorado em Ciências Farmacêuticas UnB. Foi analista da Agência Nacional de Regulação de Seguros e Planos de Saúde Privados ANS até março de 2005, quando ingressou na Anvisa. Na Agência, atuou nas áreas de registro de medicamentos à base de plantas, vitaminas e medicamentos alternativos e na avaliação de estudos de bioequivalência. Membro do Grupo Executivo do Mercosul (SGT11 - Saúde) e observador da Farmacopeia Europeia representando a Anvisa. Coordenou da Farmacopeia Brasileira (Cofar).

MEDIACAO: FERNANDO MENDES GARCIA

MEDIAÇÃO

Fernando Mendes

Diretor de Autorização e Registro Sanitários da Anvisa. Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro. Foi docente do Departamento de Materiais Dentários e Prótese, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto. Exerceu vários cargos na Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto: diretor do Departamento de Odontologia; assistente técnico na Secretaria de Saúde; secretário de Saúde; e secretário-adjunto de Saúde. Foi coordenador-geral de Gestão de Projetos do DataSUS, no Ministério da Saúde, além de coordenador-geral de Fomento e Cooperação Técnica e diretor-substituto. Na Anvisa, foi gerente de Sistemas de Informação, da Gerência-Geral de Gestão de Tecnologia da Informação, e adjunto de diretor da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Mesa redonda 2 - Avaliação do risco dietético no mundo: experiência no JMPR - 21 de setembro, quinta-feira,11h às 12h Mesa redonda 2 - Avaliação do risco dietético no mundo: experiência no JMPR - 21 de setembro, quinta-feira,11h às 12h

Palestrante: João Lauro Viana de Camargo

Palestrante

João Lauro Viana de Camargo

Professor Titular de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMBo) – Universidade Estadual Paulista (Unesp). Médico, patologista, mestre e Ph.D. pela Unesp. Foi coordenador do Núcleo de Avaliação do Impacto Ambiental sobre a Saúde Humana da FMBo. Atuou como diretor de Gestão Acadêmica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Concluiu pós-doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) e na Universidade Municipal de Nagoya (Japão). Assessor ad hoc de agências de fomento e regulamentadoras – Anvisa, CNPq, Fapesp e CTNBio - e revisor de periódicos científicos nacionais e estrangeiros. Membro fundador da Sociedade Latino-Americana de Patologia Toxicológica e Experimental. Membro titular da Comissão Científica em Vigilância Sanitária - CCVisa.

Adriana Torres Pottier

PALESTRANTE

Adriana Torres de Sousa Pottier

Gerente de Pós-Registro da Gerência-Geral de Toxicologia da Anvisa. Graduada em Química, especialista em Toxicologia Aplicada à Vigilância Sanitária e mestre em Química Inorgânica pela UnB. Desde 2007 tem atuado no campo da regulação de agrotóxicos como especialista em regulação e vigilância sanitária da Anvisa. Em 2016, tornou-se coordenadora de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos da Agência, área responsável por realizar o Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) e avaliar o risco à saúde resultante da presença de resíduos de agrotóxicos nesses produtos. Gerencia as atividades do PARA e de avaliação do risco, além das reavaliações de agrotóxicos e dos pleitos de pós-registro de produtos agrotóxicos submetidos para avaliação toxicológica.

GRAZIELA COSTA ARAUJO

MEDIAÇÃO

Graziela Costa Araujo

Atual gerente de Produtos Equivalentes da Gerência-Geral de Agrotóxicos da Anvisa. Graduada em Farmácia Industrial pela Universidade Federal de Goiás, atuou como responsável técnica em Farmácia até seu ingresso na Anvisa, em 2006, como Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Já na Anvisa, especializou-se em Regulação e Vigilância Sanitária pela Fiocruz/DF e trabalhou na área de gestão na Gerência de Medicamentos Genéricos. Foi também coordenadora de Registro de Medicamentos Genéricos, Similares e Específicos e assessora da Gerência-Geral de Medicamento, em assuntos estratégicos de regulação. Atuou, no período entre 2014 e 2016, como assessora e superintendente-substituta da Superintendência de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa.

Mesa redonda 3 - O papel da autoridade reguladora no controle de medicamentos falsificados: integridade da cadeia produtiva e rastreabilidade - 21 de setembro, quinta-feira, 14h às 15h45 Mesa redonda 3 - O papel da autoridade reguladora no controle de medicamentos falsificados: integridade da cadeia produtiva e rastreabilidade - 21 de setembro, quinta-feira, 14h às 15h45

Doriane Patrícia Ferraz de Souza

PALESTRANTE

Doriane Patrícia Ferraz

Assessora Especial no Gabinete da Presidência da Anvisa. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco, tem especialização em Regulação e Vigilância Sanitária pela Fiocruz e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública-Fiocruz. Coordena o Comitê de Implementação da Política Nacional de Segurança do Paciente desde sua criação, em abril de2013. Ocupa, desde 2006, o cargo efetivo na Anvisa de Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária. Exerceu diversos cargos em comissão, destacando-se, dentre outras, as funções de adjunta de diretor da Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e a de superintendente de Serviços de Saúde e Gestão do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

Maria José Sanchez

PALESTRANTE

Maria José Sanchez

Diretora de Produtos de Vigilância de Saúde da Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica da Argentina – ANMAT. Trabalha no monitoramento e fiscalização do mercado de medicamentos e produtos médicos e no controle, supervisão e monitorização da qualidade de produtos relacionados com a saúde humana e produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, produtos de higiene oral de uso dental e demais produtos domésticos. Na ANMAT, já exerceu os cargos de coordenadora do Programa de Pesquisa de Medicamentos e inspetora de Cadeia de Comercialização, além de estar à frente do Serviço de Inspetoria de Produtos Cosméticos. A ANMAT busca a proteção da saúde humana, garantindo que medicamentos, alimentos e dispositivos médicos disponíveis para os cidadãos tenham eficácia segurança e qualidade.

Pedro Ivo Sebba Ramalho

MEDIAÇÃO

Pedro Ivo Sebba Ramalho

Diretor-adjunto da Diretoria de Gestão Institucional da Anvisa. Bacharel em Farmácia e mestre em Biologia (Farmacologia). Possui Ph.D. em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Também tem Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, além de treinamentos nas áreas de planejamento, gestão e regulação econômica. Na Administração Pública Federal, tem trabalhado principalmente em questões afetas aos temas das relações institucionais, da gestão pública e da regulação. É Especialista em Regulação da Anvisa, onde já ocupou diversas funções de gestão e assessoria. Trabalhou como assessor no gabinete do ministro da Saúde e na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Palestra 2 - Prioridades Estratégicas em Inovação: ensaios clínicos, doenças raras e fast- track - 21 de setembro, quinta-feira, 16h15 às 17h30 Palestra 2 - Prioridades Estratégicas em Inovação: ensaios clínicos, doenças raras e fast- track - 21 de setembro, quinta-feira, 16h15 às 17h30

Palestra 1 - Semana do Conhecimento 7

Palestrante

Rita Purcell

Vice-presidente-executiva da Health Products Regulatory Authority (HPRA), a agência reguladora da Irlanda. Graduada como Contadora pela University College Dublin, ingressou no Irish Medicines Board em 1996, encabeçando o Departamento de Finanças e Assuntos Corporativos. Suas responsabilidades incluem políticas financeiras, legais, corporativas, propriedade, secretaria e assuntos internacionais. Tem assento no Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos e está no Conselho da Sociedade Farmacêutica da Irlanda. A HPRA é responsável pela regulação de uma ampla gama de produtos de saúde disponíveis na Irlanda. Isso inclui medicamentos humanos e veterinários, dispositivos médicos, componentes sanguíneos e tecidos e células humanos.

Bianca Zimon

mediação

Bianca Zimon

Na Assessoria de Assuntos Internacionais da Anvisa, atua em negociações internacionais na área da saúde pública, com destaque para atividades em convergência regulatória e concertação comercial nas principais searas relacionadas à vigilância sanitária, tais como OMC, OMS, ICH, ICMRA, IPFR, IGDRP, Codex Alimentarius e acordos internacionais. Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária pela Fiocruz e em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Espírito Santo, também é graduada em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como advogada e consultora jurídica de empresas privadas até se tornar servidora da Anvisa. Na Procuradoria Federal junto à Anvisa, foi gerente de Contencioso Administrativo, coordenadora-substituta de Licitações, coordenadora de Contencioso Administrativo Sanitário e assessora-chefe.

Mesa redonda 4 - Atuação sistêmica, redes de políticas públicas e consensos interfederativos: harmonização no SNVS - 22 de setembro, sexta-feira, 9h às 10h45 Mesa redonda 4 - Atuação sistêmica, redes de políticas públicas e consensos interfederativos: harmonização no SNVS - 22 de setembro, sexta-feira, 9h às 10h45

Jarbas Barbosa

Palestrante

Jarbas Barbosa

Diretor-presidente da Anvisa. Sanitarista e epidemiologista, com experiência internacional em saúde pública, epidemiologia aplicada aos serviços de saúde, vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos, gestão de sistemas de saúde e regulação em saúde. Graduado em Medicina pela UFPE. Fez especializações em Saúde Pública e em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/Fiocruz, mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp. Foi secretário de Vigilância em Saúde e secretário-executivo do Ministério da Saúde. Atuou como gerente de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças da OPAS/OMS. Autor e coautor de artigos, capítulos de livros e livros nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia e Gestão Pública da Saúde. . Veja o perfil completo.

LEONARDO VILELA

PALESTRANTE

Leonardo Vilela

Secretário de Saúde de Goiás. Médico pediatra, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi deputado federal por três mandatos. Em Goiás, já ocupou os cargos de secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, de Agricultura, de Infraestrutura e de Gestão e Planejamento. Foi vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). No Congresso Nacional, presidiu a Comissão de Agricultura. O ponto alto do seu primeiro mandato foi a aprovação da Lei de Biossegurança. Em 2005, assumiu a Secretaria de Infraestrutura de Goiás. No ano seguinte, retornou à Câmara e à Comissão de Agricultura. E foi indicado como titular na comissão mista para analisar a Medida Provisória sobre a renegociação das dívidas agrícolas. Também atuou no setor leiteiro nacional.

Fabiano Geraldo Pimenta Junior

palestrante

Fabiano Pimenta

Fabiano Pimenta é o atual secretário-adjunto de Saúde de Belo Horizonte (MG), cargo que já havia exercido entre 2012 e 2013. Engenheiro Sanitarista e mestre em Saúde Pública pela Fiocruz, tem especialização em Epidemiologia e Controle de Endemias também por aquela instituição, além de aperfeiçoamento em Epidemiologia e Bioestatística pela University of South Florida (EUA). É membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde. Já atuou como secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, além de ter sido diretor-técnico de Gestão da mesma Secretaria de Vigilância em Saúde. Também já foi secretário de Saúde de Belo Horizonte entre 2013 e 2016. Na Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, também exerceu o cargo de Consultor Técnico Especializado. Foi coordenador e professor do curso de pós-graduação em Vigilância em Saúde no Instituto Laboro/Universidade Estácio de Sá, em Brasília.

Mediaçao: William Dib

Mediação

William Dib

Diretor de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa. Graduado em medicina, é cardiologista e especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Iniciou sua trajetória profissional como médico na Prefeitura de São Bernardo do Campo e, depois, foi médico perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Secretário de Saúde de São Bernardo do Campo e em mais de uma oportunidade, teve participação decisiva na adesão daquele município às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Como consequência, o município foi pioneiro na implantação das diretrizes fundamentais do SUS, como a municipalização, a participação popular e a implantação do Programa de Saúde da Família. Sua carreira política começou em 1992, quando foi eleito vereador por São Bernardo do Campo. No ano de 2003, assumiu, pela primeira vez, o cargo de prefeito

Palestra 3 - Otimização de inspeções com Google Analytics - 22 de setembro, sexta-feira, 11h às 12h Palestra 3 - Otimização de inspeções com Google Analytics - 22 de setembro, sexta-feira, 11h às 12h

Gerrin Cheek Butler

Palestrante

Gerrin Cheek Butler

Diretora de Proteção de Alimentos no Chicago Department of Public Health (EUA). Dirige a equipe de gerenciamento e supervisão de sanitaristas envolvidos na inspeção de estabelecimentos de alimentos licenciados para impor o código municipal e os requisitos de licenciamento de alimentos, piscina, tatuagem, bronzeamento e creche. Supervisiona os esforços de educação pública do programa, monitorando o fornecimento de informações aos donos de empresas e ao público em geral sobre segurança alimentar, manuseio adequado de alimentos, saneamento e problemas de saúde ambiental. Descreve-se como “uma apaixonada por liderança e saúde ambiental. Passei 15 anos expandindo minhas habilidades e habilidades em cargos gerenciais no campo da saúde ambiental e pública”.

Ricardo Eugênio Mariani Burdelis

mediação

Ricardo Eugênio Mariani Burdelis

Atualmente ocupa o cargo de Adjunto do Diretor de Controle e Monitoramento Sanitários da Anvisa. Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC(2004), MBA em saúde pela Fundação Getúlio Vargas(2014), e duas residências-médicas pela Faculdade de Medicina do ABC(2006 e 2008), em clínica médica e nefrologia. Possui experiência de atuação como médico e como gestor médico no Hospital Estadual Mário Covas.

Palestra 4 - Regulação Baseada em Evidência: uma proposta em construção - 22 de setembro, sexta-feira, 14h às 16h Palestra 4 - Regulação Baseada em Evidência: uma proposta em construção - 22 de setembro, sexta-feira, 14h às 16h

Palestra 3

Palestrante

Álvaro Nagib Atallah

Diretor do Centro Cochrane do Brasil, organização não governamental, sem fins lucrativos e que tem por objetivo contribuir para o aprimoramento da tomada de decisões em saúde, com base nas melhores informações científicas disponíveis. Também diretor eleito da Cochrane Collaboration International e vice-diretor Científico da Associação Paulista de Medicina. Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado em Master of Science In Clinical Epidemiology pela Universidade da Pensilvânia (EUA) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela USP. Professor Titular e Chefe da Disciplina de Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Baseada em Evidências da Unifesp.

Mediação - Renato Porto

Mediação

Renato Porto

Diretor de Regulação Sanitária da Anvisa. Graduado em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas/CEUB. Tem especialização em Vigilância Sanitária pela Fiocruz e em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ingressou na Anvisa por meio de concurso público para o cargo de Analista Administrativo. Na Agência, foi coordenador da área de compras da Gerência de Logística, assessor técnico da Diretoria Colegiada e assessor jurídico da Gerência-Geral de Medicamentos. Em 2009, passou a coordenar a área de Instrução e Análise de Recursos da Gerência-Geral de Medicamentos, cargo que ocupou até sua posse na Diretoria Colegiada. Exerce seu segundo mandato como diretor da Anvisa, tendo sido reconduzido ao cargo, pelo Senado, em novembro de 2016.

Mesa redonda 5 - Perspectivas de Desenvolvimento da Regulação na Anvisa - 22 de setembro, sexta-feira, 16h15 às 17h30 Mesa redonda 5 - Perspectivas de Desenvolvimento da Regulação na Anvisa - 22 de setembro, sexta-feira, 16h15 às 17h30

Diretoria Colegiada

Diretor-Presidente / Diges/DSNVS

Jarbas Barbosa

Médico sanitarista e epidemiologista, com experiência em saúde pública, epidemiologia e vigilância. Diretor desde 2015. Veja o perfil completo.

Renato Alencar Porto

Direg

Renato Porto

Cientista jurídico, trabalha na Anvisa desde 2005. Diretor desde 2013.Veja o perfil completo.

Fernando Garcia Neto

Diare

Fernando Mendes

Cirurgião-dentista, ocupou antes o cargo de diretor adjunto. Diretor desde 2015. Veja o perfil completo.

William Dib - modulo com imagem

DIMON

William Dib

Médico cardiologista, especializado em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Veja o perfil completo.