Cadastramento

Gestor de Segurança

O gestor de segurança é uma figura criada pela Anvisa para atuação no âmbito dos sistemas informatizados da Agência. Ser gestor de segurança de uma empresa significa ser habilitado para efetuar uma série de ações nos sistemas da Anvisa, algumas exclusivas como alterar perfis, administrar e controlar as senhas de acesso aos sistemas, entre outras. 
O gestor de segurança a ser escolhido deve, preferencialmente, ser uma pessoa de confiança da empresa, pois será o responsável por gerenciar todos os acessos dos usuários da empresa aos diversos sistemas da Anvisa.
Não. É possível incluir uma quantidade ilimitada de gestores de segurança.

Sim. O gestor de segurança pode ter esse vínculo com mais de uma empresa. Dessa forma, recomenda-se que o e-mail cadastrado para o gestor de segurança não seja um e-mail de uma empresa específica, sendo, preferencialmente, um e-mail genérico.

O fato de uma pessoa estar cadastrada como Gestor de Segurança em uma empresa não implica, necessariamente, que essa pessoa será gestora em outra empresa em que porventura vier a ter vínculo.

Não. O gestor de segurança de uma filial não tem que ser, necessariamente, o responsável cadastrado para a matriz, e vice-versa.
Sim. Caso o gestor de segurança, o responsável técnico e o responsável legal sejam a mesma pessoa, o que é perfeitamente possível, o e-mail utilizado para o gestor será, necessariamente, igual ao e-mail utilizado para o responsável técnico e o responsável legal. 

Para associar (cadastrar) um gestor de segurança, siga os passos abaixo:

  • 1º PASSO – acesse o Sistema de Cadastramento de Empresas
  • 2º PASSO – preencha o CNPJ, o CNAE e a senha
  • 3º PASSO – clique em “empresas cadastradas”
  • 4º PASSO – clique em "associar gestor de segurança"
  • 5º PASSO – na tela seguinte, informe o CPF do gestor de segurança (sem ponto nem barra)
  • 6º PASSO – clique em “consultar”
  • 7º PASSO – preencha os dados solicitados
  • 8º PASSO – para confirmar, clique em “associar gestor de segurança”

 

* CASO O SISTEMA RECUPERE AS INFORMAÇÕES DO CADASTRO JÁ EXISTENTE

Caso o gestor já esteja cadastrado no Sistema de Cadastramento da Empresa, o próprio sistema recuperará os dados já existentes para esse CPF.

  • 9º PASSO – preencha o CBO (cargo na empresa) e documentação
  • 10º PASSO – clique em “associar”

 

* CASO O SISTEMA INFORME QUE O CPF NÃO FOI ENCONTRADO

  • 11º PASSO – clique em “voltar”, preencha novamente o CPF e clique em “cadastrar”;
  • 12º PASSO – informe os dados solicitados, incluindo uma senha para gestor; e
  • 13º PASSO – clique em “gravar”.
  • 14º PASSO – após gravar, na tela seguinte chamada “associar gestor de segurança”, preencha os dados solicitados; e
  • 15º PASSO – clique em “gravar” novamente.

 

* COMO VERIFICAR SE O CADASTRO DO GESTOR DE SEGURANÇA FOI CONCLUÍDO COM ÊXITO

Acesse o Sistema de Cadastramento de Empresas > clique em “empresas cadastradas” (no menu lateral esquerdo) > selecione a empresa desejada > verifique se o nome do novo Gestor de Segurança foi associado ao cadastro da empresa

Não. O e-mail cadastrado não poderá ser igual ao e-mail cadastrado para a empresa.

Dados

Gestor de Segurança

Vínculo com empresa sem AFE

Vínculo com empresa com AFE

Nome (correção)

Solicitar à Anvisa por meio da Central de Atendimento

 

Solicitar à Anvisa por meio da Central de Atendimento

CPF (correção)

  • Realizar novo cadastro de Gestor de Segurança com CPF correto no Sistema de Cadastramento de Empresas
  • Desassociar Gestor de Segurança cadastrado com CPF incorreto no Sistema de Cadastramento de Empresas
  • Realizar novo cadastro de Gestor de Segurança com CPF correto no Sistema de Cadastramento de Empresas
  •  Desassociar Gestor de Segurança cadastrado com CPF incorreto no Sistema de Cadastramento de Empresas

Senha (alteração)

O próprio usuário pode fazer a alteração no Sistema de Segurança

O próprio usuário fazer a alteração no Sistema de Segurança

Demais dados (e-mail, data de nascimento, nome da mãe)

Fazer a alteração no Sistema de Cadastramento de Empresas

Fazer a alteração no Sistema de Cadastramento de Empresas

 

A efetivação da alteração do nome do Gestor de Segurança pela Anvisa está sujeita à confirmação dos dados no Cadastro de Pessoa Física da Receita Federal (CPF). Isso significa que os dados só serão alterados se estiverem em conformidade com os dados constantes do CPF. Assim que a Anvisa fizer a alteração, o usuário obterá uma resposta da Central de Atendimento por e-mail (ou telefone, se assim preferir).

Para saber quem são os gestores de segurança de uma empresa bem como os seus demais dados cadastrados, siga os seguintes passos:

  • 1º PASSO – acesse o Sistema de Cadastramento de Empresas
  • 2º PASSO – preencha o CNPJ (sem ponto nem barra), CNAE (sem ponto nem barra) e senha
  • 3º PASSO – selecione “entrar”
  • 4º PASSO – no menu lateral esquerdo selecione “Cadastro Empresarial” para informações referentes aos gestores da “Matriz” ou “Filiais” para os dados sobre os gestores de alguma Filial
  • 5º PASSO – acesse o quadro “Gestores de Segurança” e veja nome e CPF dos gestores da empresa.