Monitoramento do Planejamento Estratégico


 

O monitoramento das metas e ações, etapa prevista como desdobramento da estratégia, foi implantado a partir de 2016. 

 

  

O Monitoramento compreende a gestão disciplinada da execução da estratégia.

É a etapa responsável por garantir que tudo o que foi construído durante a formulação e o desdobramento estratégico está sendo  implementado e internalizado pela Anvisa, possibilitando a definição de ações preventivas e as correções de rumo ao longo do tempo.

Monitorar o desempenho da estratégia é um processo dinâmico e incremental de avaliação institucional.

 

A Anvisa, mediante o processo de monitoramento da estratégia, busca, junto às unidades organizacionais, informações para seu Observatório da Estratégia (espaço virtual de suporte à gestão e comunicação de resultados) e prepara a Reunião de Análise Tática (RAT), que tem o propósito de avaliar e discutir, no âmbito de cada diretoria, o desempenho das metas e dos projetos estratégicos vinculados ao escopo de supervisão dos diretores, em termos de áreas/objetos.

A Anvisa conta também com o Comitê de Gestor da Estratégia (CGE), que exerce um papel relevante no processo de monitoramento. Este comitê é responsável por acompanhar o desenvolvimento e a implementação dos conteúdos estratégicos da Agência, promovendo as articulações necessárias e viabilizando a tomada de decisão, por parte dos diretores – os quais nomeiam os membros desse Comitê.

O CGE também avalia e determina quais assuntos devem ser discutidos em Reunião de Diretoria Colegiada, pela relevância e impacto para a estratégia da instituição.

O infográfico a seguir ilustra o ciclo de monitoramento adotado pela Agência, que termina com a Reunião de Análise Estratégica (RAE).