Observatório da Regulação Sanitária - Saiba mais


 

O Observatório de Regulação Sanitária advém de demandas individuais e coletivas de agentes afetados e interessados sobre que tipo de estratégia poderia ser adotada para melhorar e facilitar a atuação regulatória na Anvisa, dando inclusive mais transparência a informações úteis à tomada de decisão em vigilância sanitária. Esta ferramenta contribui para reduzir a distância entre a disponibilidade de dados e a produção de informações necessárias à melhoria da qualidade regulatória na Agência.


O que é o Observatório?

A informação representa um importante instrumento de gestão e uma ferramenta 
imprescindível para guiar o processo de tomada de decisões em regulação sanitária. Neste sentido, uma inovação incremental no setor saúde, entre outros, é colecionar, estruturar e disponibilizar dados/informações de valor para o processo de regulação sanitária. Esta atividade pode se consolidar na criação de um observatório, o qual visa acompanhar a evolução de um fenômeno, de um domínio, ou de um tema estratégico no tempo e no espaço a partir de informações geradas de dados a estes correlacionados. 

O Observatório de Regulação Sanitária, espaço virtual para divulgação de informações de interesse em regulação sanitária, visa propiciar e incentivar a melhoria da qualidade regulatória na Anvisa. O Observatório está a serviço de quaisquer interessados pela atuação regulatória da Anvisa, como cidadãos, empresas, consumidores, órgãos de governo, organizações não governamentais e pesquisadores, Estes agentes contarão com informações estruturadas e sistematizadas, de forma inteligente e em tempo “real”. A estratégia faz parte do esforço continuado da Anvisa de oferecer mais visibilidade as suas ações regulatórias, permitindo que qualquer cidadão consulte com facilidade informações de interesse para processo regulatório em vigilância sanitária.


Objetivos Principais


• propiciar mais visibilidade para a sociedade sobre informações relacionadas à atuação regulatória da Anvisa;

• facilitar a gestão, a transparência e o fortalecimento da participação social, processando dados disponíveis para produzir informações e disponibilizando-as à sociedade; e

• auxiliar na melhoria da qualidade regulatória, sistematizando dados produzidos por diversas fontes, com a finalidade de fazer circular painéis de informações úteis, objetivos e atualizados direcionados aos interesses da sociedade.

Benefícios do Observatório 

Com os painéis divulgados no Observatório a sociedade poderá:

 • Acessar e selecionar informações sistematizadas e integradas sobre regulação sanitária de maneira mais fácil e ágil;

• Estabelecer parâmetros de comparação entre aspectos ligados à atuação regulatória;

• Facilitar o acompanhamento dos processos regulatórios na Anvisa;

• Projetar positivamente pontos de interesse, implementando estratégias que fortaleçam a gestão e a assertividade da regulação sanitária na Anvisa;

• Melhorar a transparência da atuação regulatória a partir de diagnóstico periódico oriundo das informações advindas dos painéis do Observatório; e

• Realizar autoavaliação para reforçar/fortalecer ações de regulação sanitária, visando obter agilidade e simplificação de seus processos.  

Arquitetura do Observatório 

Reforça-se que cada painel que fará parte do Observatório de Regulação Sanitária 
deverá ser uma ferramenta flexível e de fácil manuseio, não demandando treinamento específico para entendimento. A ênfase será colocada na visualização das informações, exigindo do usuário conhecimentos mínimos de informática. Ademais, cada painel deverá informar ao usuário a última data de sua atualização.

 Equipe responsável: Gerência de Estudos Econômicos e Inteligência Regulatória (GECOR/GGREG)
 

Críticas ou sugestões, por favor, encaminhe para gecor@anvisa.gov.br.