Indicadores estratégicos:

São os instrumentos de gestão essenciais para realizar as atividades de avaliação da organização, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas e necessidades de mudança.  

Para que os indicadores de desempenho estratégicos tivessem uma contribuição significativa para a Anvisa, primeiro foi necessário entender o Planejamento Estratégico e sensibilizar as unidades organizacionais sobre os objetivos traçados, para que pudessem definir indicadores com metas alinhadas ao mapa estratégico.

A fim de acompanhar o desempenho dos objetivos estabelecidos e mensurar seu alcance e resultados, foram estabelecidos, junto às unidades organizacionais, os indicadores estratégicos, os quais serão utilizados para avaliar o sucesso da estratégia.

Indicadores Estratégicos:

1.1 Percentual de variação do tamanho da fila para registro
1.2 Resultados qualitativos do PROVEME
1.3 Resultados qualitativos dos programas de monitoramento de alimentos
1.4 Percentual de implementação de classificação de risco de serviços de mamografia
1.5 Percentual de implementação de classificação de risco de serviços de radioterapia
1.6 Percentual de estabelecimentos de sangue classificados como médio-alto e alto risco sanitário
1.7 Índice de avaliação das ações estratégicas da Anvisa no âmbito do Programa Nacional de Segurança do Paciente
1.8 Percentual de elaboração do Plano Nacional sobre Resistência Microbiana, no âmbito da vigilância sanitária

 

Indicadores Estratégicos:

2.1 Percentual de atos normativos que foram submetidos à AIR (Análise de Impacto Regulatório)
2.2 Índice de implementação de rotinas e procedimentos sistematizados para revisão do marco regulatório, e para monitoramento e avaliação de novos atos normativos
2.3 Percentual de atos normativos que possuem mecanismos para o monitoramento de seus resultados

Indicadores Estratégicos:

3.1 Tempo médio de registro, por objeto
3.2 Percentual de solicitações de registro de produtos com processo simplificado
3.3 Tempo gasto pela Anvisa para a realização de inspeções em fabricantes de medicamentos localizados em território estrangeiro
3.4 Tempo gasto pela Anvisa para a realização de inspeções em fabricantes de produtos para saúde localizados em território estrangeiro

Indicadores Estratégicos:

4.1 Percentual de implantação do Programa de Verificação da Qualidade de Medicamentos - PROVEME
4.2 Percentual de medidas sanitárias adotadas pela Anvisa a partir de eventos adversos notificados
4.3 Percentual de reformulação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA

Indicadores Estratégicos:

5.1 Percentual de Atendimento dos Critérios Estabelecidos no Programa de Auditorias Técnicas da Anvisa em 10 Vigilâncias Sanitárias estaduais
5.2 Percentual do desenvolvimento do Sistema Nacional de Gestão de Informação do SNVS
5.3 Percentual de cumprimento das etapas de desenvolvimento da Programação Integrada para formação e aperfeiçoamento do SNVS - Capacita VISA
5.4 Percentual de Laboratórios da Rede Nacional (RNLVISA) com Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) avaliados
5.5 Percentual de harmonização das atribuições, procedimentos e práticas do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - SNVS

Indicadores Estratégicos:

6.1 Percentual de implementação do novo modelo de trabalho de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados
6.2 Percentual de procedimentos harmonizados em processos de trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.

Indicadores Estratégicos:

7.1 Percentual de convergência entre instrumentos regulatórios da Anvisa com normas, guias ou referências internacionais
7.2 Percentual de Organismos Auditores autorizados no âmbito do Medical Device Single Audit Program (MDSAP) internalizados pela Anvisa no prazo
7.3 Percentual de participação do MDSAP no processo de certificação internacional de produtos para saúde
7.4 Grau de internacionalização da Anvisa

Indicadores Estratégicos:

8.1 Percentual de Gestores que foram capacitados no Programa de Desenvolvimento Gerencial
8.2 Taxa de absenteísmo-doença
8.3 Percentual de realização das capacitações corporativas integrantes do plano de capacitação
8.4 Percentual de disponibilidade dos serviços de TI
8.5 Percentual de conclusão dos projetos do Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI
8.6 Percentual dos contratos de prestação de serviços continuados sem interrupção
8.7 Percentual de implementação da Gestão Eletrônica de Documentos - GED
8.8 Percentual de melhoria do clima organizacional

Indicadores Estratégicos:

9.1 Percentual de processos mapeados relacionados à Vigilância Sanitária submetidos às decisões parlamentares
9.2 Índice de satisfação dos usuários da Anvisa (cidadãos comuns, setor regulado, representantes de empresas, profissionais de saúde, etc) que entram em contato por meio da Central de Atendimento (0800 e Fale Conosco)
9.3 Percentual de demandas recebidas pela Ouvidoria respondidas em até 15 dias úteis
9.4 Grau de implementação dos portais da Anvisa
9.5 Grau de participação da Anvisa nas mídias sociais