Evite a devolução e o atraso de sua demanda


Prezado cidadão-usuário,

A Ouvidoria da Anvisa é um espaço legítimo de interlocução da sociedade com a vigilância sanitária que tem como missão garantir um canal de comunicação, no intuito de informar o cidadão e aperfeiçoar o processo de trabalho da Anvisa.

Ao preencher o formulário do Anvis@tende, solicitamos que você observe as seguintes orientações para que essa missão se cumpra da forma mais ágil e eficaz possível:

01. DADOS PARA CONTATO

a) Você é Indivíduo: se você NÃO REPRESENTA empresa ou os interesses de uma empresa, você é pessoa física. Preencha no campoDADOS PARA CONTATO todos os SEUS DADOS PESSOAIScorretamente para que possamos enviar resposta ou fazer contatos, se necessário. Solicite, se desejar, o sigilo de seus dados e evite o anonimato. Este pode inviabilizar investigações e impedir o envio de respostas. Pode confiar: a Ouvidoria respeita a sua integridade física e moral. NÃO REPITA seus dados no campo Dados do Reclamado/Denunciado. Leia mais adiante quem é ele.

b) Você é Empresa, Associação, Órgão Público ou Ente da Federação(União, estado ou município): se você REPRESENTA empresa ou os interesses de uma empresa, você é pessoa jurídica. Preencha no campoDADOS PARA CONTATO todos os DADOS DA EMPRESA que você representa (não preencha seus dados pessoais). Dessa forma, a Ouvidoria e as áreas internas poderão acessar mais facilmente o seu cadastro. Você também pode, se desejar, solicitar o sigilo de seus dados. NÃO REPITA seus dados ou os dados da empresa que você representa no campo Dados do Reclamado/Denunciado. Leia mais adiante quem é ele.

02. DADOS DO RECLAMADO/DENUNCIADO

RECLAMADO ou DENUNCIADO é a pessoa (pessoa física) ou aempresa, associação, órgão público ou ente da federação (pessoa jurídica) contra quem você quer reclamar ou registrar uma denúncia. Preencha todos os dados do Reclamado ou Denunciado, dos quais você tiver conhecimento (o nome e o endereço completos são muito importantes). Só não preencha se você não souber ou não tiver como saber. Esses dados são muito importantes nos casos de investigação e fiscalização.

Se você for registrar um pedido de informações, uma solicitação ou uma sugestão, então não existe reclamado ou denunciado, e o campo pode ser enviado em branco.

03. DADOS DO PROCEDIMENTO

PROCEDIMENTO é a sua demanda ou manifestação, que pode ser uma denúncia, reclamação, pedido de informação, solicitação, sugestão ou elogio.

a) Campo Assunto: preencha a idéia principal de sua manifestação ou simplesmente deixe em branco; não é um campo essencial. No campo Resumo, descreva toda a sua demanda com o maior número de detalhes possível.

b) Campo Nºs Processos ou Expedientes Anteriores (se houver): preencha indicando os números de processos ou expedientes que estejam em tramitação na ANVISA, dos quais você deseja informações. Essa indicação é muito importante para a localização de seus documentos e a conseqüente agilidade de resposta das áreas internas.

c) Campo Nºs Demandas Anvis@tende Anteriores (se houver): preencha indicando os números de Procedimentos registrados anteriormente no sistema Anvis@tende aos quais você queira se referir ou dos quais deseje informações, se for o caso. Essa indicação é muito importante para que a equipe técnica localize sua demanda anterior e agilize o atendimento.

d) Campo Resumo:

d.1) Se você for Indivíduo: no caso de denúncias, reclamações ou dúvidas, forneça o nome correto de produtos sobre os quais tenha dúvida, queira reclamar ou denunciar. Se possível, forneça o nome do fabricante e o número do lote. Descreva os fatos ocorridos em bares, restaurantes, hospitais, supermercados, ou quaisquer outros locais sujeitos à ação da vigilância sanitária, para que possamos qualificar sua manifestação.

d.2) Você é Empresa, Associação, Órgão Público ou Ente da Federação(União, estado ou município): no caso de reclamações relacionadas ao processo de trabalho da Anvisa e/ou suas áreas técnicas, registre de forma clara e objetiva a sua demanda, descrevendo suas dúvidas e solicitações quanto a documentos e serviços.

Para verificar a entrada da documentação na Unidade de Atendimento ao Público (UNIAP) é necessário que informe:

1) o número do objeto AR/sedex (Exemplo: RC123456789BR ou SR111111111BR), caso a documentação tenha sido encaminhada por MEIO POSTAL;

2) o número de conhecimento (Exemplo: ANVISA2007XXXXXXPA); caso a documentação tenha sido entregue no Protocolo Expresso (BALCÃO DE ATENDIMENTO);

3) o número do protocolo (Exemplo: 25352.XXXXXX/200X-00), caso a documentação tenha sido protocolizada diretamente na Anvisa (ATENDIMENTO PRESENCIAL);

4) e o número do Comunicado de Remessa e a data de envio do mesmo, caso a documentação tenha sido encaminhada por INTERMÉDIO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DO ESTADO, utilizando o serviço de Malote.