Estudo de Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular

Com o intuito de organizar e disponibilizar as informações econômicas do rol de produtos contemplados pela RDC 185/2006, a Anvisa encomendou estudo de sistematização das características técnicas de alguns produtos para a saúde,  de forma que se permita realizar comparação de preços de produtos semelhantes a fim de que possam  ser identificadas possíveis distorções de mercado.

Em 2010, a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPETEC - elaborou o estudo Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular.

O referido estudo utilizou informações técnicas e econômicas referentes a 145 produtos cardiológicos: Marcapassos Implantáveis, Cardioversores-Desfibriladores Implantáveis (CDI) e Endopróteses Vasculares - Stents. Essas informações foram enviadas por meio de relatórios de informações econômicas, conforme previsto na RDC 185/2006. Além disso, foram feitas buscas na literatura, consultas a especialistas e pesquisas na base de dados de registro de produtos para a saúde da Anvisa. A partir disso, foi possível estabelecer comparações de preços entre produtos que possuam características técnicas semelhantes.