Capacitações

 

A ação de vigilância sanitária nos estabelecimentos que atuam na produção/manipulação de sangue, tecidos, células e órgãos (STCO) para uso terapêutico é baseada principalmente no controle dos processos produtivos e na adequada prestação dos serviços, considerados de alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). A inspeção sanitária para verificação do cumprimento das boas práticas de produção nestes estabelecimentos constitui uma das principais formas de intervenção pelos órgãos de Vigilância Sanitária locais (Visa). A Anvisa, pela Gerência de Sangue, Tecidos, Células e Órgãos (GSTCO), promove a coordenação e supervisão em nível nacional das atividades executadas pela Visa na área.

A presença de inspetores adequadamente formados e capacitados tecnicamente é fundamental para o alcance da uniformidade, qualidade e eficácia do processo de inspeção sanitária, tendo em vista a garantia da oferta a população de serviços e produtos seguros, eficazes e de qualidade.

A Anvisa, dentro de suas competências regimentais, promove a realização de cursos de capacitação aos técnicos das Visas dos estados e municípios para inspeção em serviços de hemoterapia, bancos de tecidos e células germinativas, centros de terapia celular e outros estabelecimentos que atuem na manipulação de órgãos para transplante.

Esta ação é geralmente fruto de negociações conjuntas com as Visas para a capacitação do seu quadro de inspetores, trabalhadas em consonância com o planejamento da GSTCO, bem como oriundas do levantamento anual de demandas de capacitação junto aos estados, realizado pela área de Coordenação de Fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) - CFORT/GGCOF/Anvisa. O compilado das iniciativas de formação e aperfeiçoamento deste público é divulgado por meio da Programação Integrada para Formação e Aperfeiçoamento Profissional do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária - Capacita-Visa.

A GSTCO atualmente tem trabalhado na proposição das “Diretrizes para a qualificação e capacitação dos inspetores do SNVS em Boas Práticas no Ciclo do Sangue e em Tecidos e Células para fins terapêuticos”, para definir, de forma tripartite, os requisitos de qualificação e capacitação necessários para que um profissional possa atuar como inspetor na área, bem como constituir e divulgar os conteúdos mínimos para cursos dos treinamentos teóricos e condições para os treinamentos práticos em serviço. 

No contexto das diretrizes de capacitação, a GSTCO tem expertise para o desenvolvimento dos treinamentos listados abaixo. Confira o resumo de cada um deles, bem como o material de apoio de cursos já realizados.

 

  • Cursos básicos 

Boas práticas de inspeção e sistema de gestão da qualidade 

Boas práticas em células e tecidos germinativos

Boas práticas em células progenitoras hematopoéticas

Boas práticas em produtos de terapias avançadas

Boas práticas em tecidos 

Boas práticas no ciclo do sangue 

 

  • Cursos de aperfeiçoamento

Controle de qualidade

Transporte de sangue e componentes

Triagem laboratorial

Validação e qualificação

 

  • Cursos realizados - Material de apoio

2016

Curso básico de boas práticas em células e tecidos germinativos

Curso de qualificação e validação em sangue, tecidos e células

Curso de triagem laboratorial e controle de qualidade em STCO

2017

Curso básico de boas práticas em tecidos

Curso básico de boas práticas no ciclo do sangue

Oficina de transporte