Biblioteca


A Anvisa possui em sua sede, em Brasília (DF), a Biblioteca Terezinha Ayres Costa, uma unidade de informação especializada em saúde pública. Está localizada no subsolo do bloco D da Sede da Anvisa, em Brasília, e o acesso é livre, tanto para servidores como para usuários externos, de segunda a sexta de 9h as 17h.

A Biblioteca possui no seu acervo cerca de 4000 obras, físicas e digitais, de interesse ao campo da vigilância sanitária, em áreas do conhecimento como as Ciências da Saúde, Saúde pública, Direito, Administração, Informática e outras. Dentre as obras disponíveis no acervo encontram-se livros, trabalhos acadêmicos, obras de referência, periódicos, publicações editadas pela Anvisa e materiais especiais, tanto nacionais quanto estrangeiros. A Biblioteca também é o local onde os servidores devem apresentar o produto de suas pesquisas acadêmicas (artigos, TCCs, dissertações, teses e outros produtos) para compor a produção intelectual da Anvisa.

Para pesquisar o acervo disponível, acesse o SophiA, sistema da Biblioteca da Agência, que permite uma busca mais simples e precisa. Você também pode conferir as publicações editadas pela Anvisa no link Publicações.

 

Doações

A Biblioteca Terezinha Ayres Costa, unidade de informação especializada em saúde pública que funciona na sede da Anvisa, recebe doações de materiais bibliográficos em diversos suportes. Não é todo tipo de material, porém, que é aceito. E aqueles que são de interesse da biblioteca são recebidos mediante a realização de alguns procedimentos.  

O acervo é formado a partir de processos acurados de aquisição, doação ou permuta, segundo a Política de Desenvolvimento de Coleções da Anvisa. Ele existe para subsidiar estudos técnicos que apoiam a tomada de decisão regulatória pelo corpo funcional da Anvisa e profissionais de outras instituições que compõem o SNVS e de órgãos federais e estaduais, além de poder ser consultado pela comunidade acadêmica e pelo cidadão que procura informação especializada. 

Passo a passo para doação de materiais 

1) Os doadores devem preencher o formulário de doação e enviá-lo para o e-mail biblioteca@anvisa.gov.br. 

2) A equipe técnica irá avaliar e valorar as doações, que serão aceitas se forem pertinentes aos campos de conhecimento tratados pela Anvisa e se estiverem de acordo com as diretrizes definidas. 

3) O doador será informado se o material será: 

a) incorporado ao acervo; 

b) doado a outras bibliotecas, centros de documentação e demais instituições; 

c)  descartado. 

4) Os livros deverão ser entregues em caixas. Caso a quantidade seja pequena, devem ser envoltos por elástico para facilitar a identificação e o armazenamento. 

 

O que não é aceito 

Não são recebidas doações de: 

  • Livros didáticos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. 
  • Apostilas. 
  • Cópias de materiais bibliográficos e outras formas de reprodução não autorizadas, de acordo com o art. 29 da Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. 
  • Jornais e revistas não científicos. 
  • Publicações produzidas pela área técnica que, por algum motivo, não foram distribuídas em sua totalidade. 

 

Publicações da Anvisa 

A Política de Desenvolvimento de Coleções estabelece que a biblioteca deverá receber, no máximo, quatro exemplares de cada título. Dois exemplares serão incorporados ao acervo e os outros dois destinados à permuta ou doação para outras bibliotecas.

 

Doações de autores e editoras 

As doações de editoras e publicações recém-lançadas doadas pelo autor podem ser entregues diretamente na biblioteca ou enviadas pelos Correios para o endereço da sede da Anvisa: SIA, Trecho 5, Área Especial 57, Brasília, DF. CEP: 71205-050. Solicita-se que a editora ou o autor deixe um contato para facilitar o retorno sobre a possível incorporação do material ao acervo. 

Para pesquisar o acervo disponível, acesse o Sophia, sistema da biblioteca da Agência que permite buscas precisas e de forma bastante simples. É possível também conferir as publicações editadas pela Anvisa no link Publicações. 

Para outros esclarecimentos, envie e-mail para biblioteca@anvisa.gov.br. 

 

Produtos e serviços

Conheça os produtos e serviços oferecidos pela Biblioteca da Anvisa

Periódicos e bases de dados

Acesse as fontes de informações disponibilizadas pela Agência

Revista Visa em Debate

Conheça a única publicação específica de vigilância sanitária do Brasil