O que é

O Educanvisa - Educação em Vigilância Sanitária é um programa educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desenvolvido desde 2006. Seu objetivo é promover melhorias nas relações de consumo de produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, com a estratégia de formar educadores e outros profissionais das áreas da educação e da vigilância sanitária para trabalharem, nas comunidades escolares, ações educativas sobre o uso e o consumo seguro de medicamentos, alimentos, cosméticos, dentre outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.

O que faz

Desenvolve ações educativas em vigilância sanitária para a sociedade em ação coordenada com os estados, os municípios e o Distrito Federal, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira.

Qual a estrutura do programa

O Educanvisa conta com uma coordenação nacional, composta por uma equipe multiprofissional de servidores da Anvisa. Nos estados, municípios e Distrito Federal as ações são capitaneadas por profissionais da vigilância sanitária ou das secretarias de educação que fazem a interlocução com as escolas da rede de ensino, atuando como multiplicadores do conhecimento em vigilância sanitária. Os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos em salas de aula e na comunidade escolar.

Saiba mais em Perguntas frequentes Educanvisa.