Educanvisa


    

O Educanvisa é um projeto educativo da Anvisa que tem o objetivo de capacitar professores e profissionais de educação para atuarem junto com os profissionais das Secretarias de Saúde e da Vigilância Sanitária na promoção do uso adequado de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, alertando sobre os riscos e cuidados no consumo desses produtos. Aborda ainda temas de promoção da saúde como alimentação e hábitos de vida saudáveis.

 

O projeto busca romper a visão popular tradicional de que Vigilância Sanitária é apenas o controle de higiene em bares e restaurantes. Procura promover, por intermédio de atividades preventivas, a saúde da população democratizando informações sobre danos, riscos, legislação, dentre outras. São abordados temas como Saúde e educação, Vigilância Sanitária, Medicamentos e uso racional, Alimentação saudável, Agrotóxicos, Propaganda e consumo de alimento e medicamentos.

 

 Conta com o materiais didáticos para apoiar as atividades em sala de aula, com o objetivo de facilitar o aprendizado dos temas trabalhados e ajudar o professor no desenvolvimento do projeto.

 

É um projeto coordenado pela vigilância sanitária local e secretarias de educação e os ciclos de capacitações ocorrem de dois em dois anos.

 

A capacitação é voltada para profissionais de vigilância sanitária e secretarias de educação para atuarem como multiplicadores dos temas junto aos professores das escolas públicas do ensino básico.

 

Como Aderir ao Educanvisa

1) Mande um Ofício informando o interesse do seu município ou estado em participar do projeto para:

Equipe Técnica Projeto Educanvisa

Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento (S I A), Trecho 5, Área Especial 57 – Bloco D – 2º Andar – CEP 71.205-050 – Brasília – DF

 

2) No Ofício deverão constar todas as formas de contato do solicitante, ou seja, telefones, e-mail e endereço.

 

3) O Núcleo ou Coordenação de Vigilância Sanitária e a Secretaria de Educação de cada cidade devem estar integrados para fazer esta solicitação à Anvisa, sendo um requisito obrigatório para a adesão ao projeto.

 

Conheça o material de apoio do Educanvisa

A História do Projeto

Conheça os municípios que já participaram das capacitações do Educanvisa

Para informações adicionais entre em contato pelo e-mail educanvisa@anvisa.gov.br.

Faça parte do grupo do Educanvisa no Facebook.