Educanvisa


 

O que é o Educanvisa?

O Educanvisa – Educação em Vigilância Sanitária é um projeto educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Destina-se à capacitação de professores da rede pública de ensino em assuntos relativos à Vigilância Sanitária para serem trabalhados na comunidade escolar.

É uma atividade de promoção da saúde e de prevenção de doenças, cuja ideia central é prevenir sobre os riscos e os danos associados ao uso inadequado de produtos sujeitos ao controle sanitário.

 

Como participar do projeto?

O processo de adesão ao projeto tem como requisito obrigatório a integração entre as secretarias de Saúde, de Educação e a Vigilância Sanitária locais, envolvidas no propósito de desenvolver o Educanvisa em parceria.

Para participar, os núcleos ou coordenações de Vigilância Sanitária dos municípios deverão encaminhar, à Anvisa, um oficio com a solicitação formal, para o seguinte endereço:

Equipe Técnica do Projeto Educanvisa

Endereço: Setor de Indústria e Abastecimento (S I A), Trecho 5, Área Especial 57 – Bloco D – 2º Andar

CEP 71.205-050 – Brasília – DF

No ofício deverão constar informações como: nome da instituição; endereço; CEP; cidade; estado; nome da pessoa de contato; telefones etc.

 

Como acontece a capacitação dos professores?

Os ciclos das capacitações ocorrem de dois em dois anos.

Por se tratar de uma ação de cooperação entre duas secretarias – Saúde e Educação – a Anvisa, na primeira etapa, capacita os profissionais indicados por essas instituições, que podem se tornar os coordenadores locais do projeto. Estes, atuam como multiplicadores do conhecimento em seus estados ou municípios, levando a temática aos professores, que serão os responsáveis por aplicar os conteúdos em sala de aula, aliando a teoria à prática escolar, versando sobre os temas livremente ou adaptando-os a cada realidade.

 

Quais são os temas abordados pelo Educanvisa?

São discutidos temas como Saúde e Educação, destacando a importância da aproximação entre essas duas áreas; Vigilância Sanitária, discorrendo sobre o conceito, a história e a abrangência esse campo do conhecimento; Medicamentos e uso racional, destacando os riscos associados ao consumo inadequado e à automedicação; Alimentação saudável; Agrotóxicos e; Influência da propaganda no consumo de alimentos e de medicamentos.

 

O Educanvisa oferece material didático próprio?

O papel da Anvisa, dentre outras atribuições, é oferecer as ferramentas necessárias para alavancar o processo educativo em Vigilância Sanitária. Para tanto, e por se tratar de uma temática muito específica, todo o material de apoio ao desenvolvimento do projeto é produzido por uma equipe multidisciplinar da área técnica que coordena o Educanvisa.

O projeto oferece um conjunto de materiais educativos, contendo livros para o professor, jogos, cartilhas, almanaques, cartazes, vídeos em DVD e spots de rádio, com o objetivo de facilitar o aprendizado em assuntos da Vigilância Sanitária e apoiar o professor no desenvolvimento da proposta.

 

A História do Projeto

Conheça os municípios que já participaram das capacitações do Educanvisa

Para informações adicionais entre em contato pelo e-mail educanvisa@anvisa.gov.br.

Faça parte do grupo do Educanvisa no Facebook.