A eficiência e a eficácia dos serviços públicos estão, indiscutivelmente, relacionadas ao preparo dos profissionais, que devem se aperfeiçoar continuamente para atender as constantes transformações do mundo globalizado.

A Anvisa entende que a capacitação dos recursos humanos é imprescindível para o sucesso institucional. Assim sendo, ela tem promovido iniciativas que visam ao desenvolvimento dos servidores da Agência e também ao aprimoramento dos demais entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), por meio, por exemplo, do Capacita-Visa. A formação inclui, também, o setor regulado, com a divulgação de webinários e eventos técnicos.

No âmbito da Agência, as oportunidades de capacitação, previstas no Plano de Capacitação e Desenvolvimento Humano (PCDH), podem ser acessadas de forma individual, para demandas pontuais e/ou setoriais, ou para tratar de assuntos específicos de uma área. São também oferecidas capacitações corporativas sobre temas que perpassam várias áreas da Anvisa.

O Plano de Capacitação e Desenvolvimento Humano prevê, ademais, cursos de pós-graduação, de idiomas e de formação de gestores, a fim de completar o percurso formativo oferecido aos servidores.