Formação e Aperfeiçoamento Profissional

Por uma vigilância sanitária mais eficaz e qualificada

A gestão da educação em vigilância sanitária tem por finalidade tornar a formação profissional nesta área mais efetiva, assegurando a prestação de serviços qualificados à sociedade, em atenção aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A resposta para esse desafio é alcançar a integração, entre todos os componentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), na ação de proteger e promover a saúde da população, respeitando as diversidades e as especificidades locais.

A Anvisa fundamenta a gestão da educação em vigilância sanitária sob os eixos do Plano Diretor de Vigilância Sanitária – PDVISA (2007); as Diretrizes para a Gestão da Educação em Vigilância Sanitária e suas Proposições Regionais (2012-2013) - publicação que reuniu o resultado das discussões do tema nas cinco regiões brasileiras - ; em consonância às Diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde. A gestão da educação em vigilância sanitária tem-se pautado, também, nas discussões sobre os desafios e estratégias de superação realizadas durante o Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária 2015.

As iniciativas de formação e de aperfeiçoamento profissional em vigilância sanitária, especialmente destinada aos trabalhadores que atuam no SNVS, têm-se estruturado no Capacita-Visa.

 

 


Capacita-Visa

 

A organização dos cursos voltados para a formação e o aperfeiçoamento profissional

é uma ação necessária e estratégica para a consolidação do SNVS.

 

Organizar, integrar e sistematizar as iniciativas de formação e aperfeiçoamento dos trabalhadores das coordenações de vigilância sanitária de estados e municípios. Com este objetivo em breve será lançado o Capacita-Visa, uma publicação eletrônica semestral, que fará a divulgação de iniciativas de capacitação tanto de cursos oferecidos pelas áreas técnicas da Anvisa aos estados e municípios quanto das ações educativas realizadas por estados e municípios para capacitar seus profissionais.

Além disso, o Capacita-Visa apresentará um rol de cursos oferecidos pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS) e demais instituições de ensino vinculadas ao sistema de saúde, destinados à formação básica em vigilância sanitária e ao aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Para efetivar a gestão da educação em vigilância sanitária é preciso lançar mão de estratégias ancoradas nas necessidades de saúde, metas e objetivos institucionais, que atendam as demandas de qualificação profissional do SUS.

 

Cursos do Capacita-Visa

Contato: capacitavisa@anvisa.gov.br

 

Informações de interesse dos trabalhadores do SNVS

7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - Simbravisa 2016

Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco

Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária (GVISA)

Projetos Aplicativos do GVISA 1ª edição

Projetos Aplicativos do GVISA 2ª edição

Curso Básico em Vigilância Sanitária (CBVS)

Conheça os cursos do Instituto Legislativo Brasileiro

Histórias da VISA real