Cursos de Capacitação para a Vigilância Sanitária na Área de Transplantes e Reprodução Assistida

A Gerência de Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa promoveu cursos de capacitação aos técnicos das Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios para inspeção em Bancos de Tecidos Oculares, Bancos de Células e Tecidos Germinativos, Bancos de Tecidos Musculoesqueléticos/Pele e Centrais de Transplantes.

O objetivo das capacitações foi preparar os técnicos e padronizar o trabalho de inspeção de acordo com as Resoluções em vigor, além de promover a troca de experiência entre os diversos profissionais que atuam na área de transplantes e reprodução humana assistida.

Os cursos de capacitação foram organizados em duas etapas, sendo que na primeira etapa foram apresentados conteúdos teóricos e temas pertinentes à ação de vigilância sanitária no que se refere ao ciclo dos transplantes e aos processos que envolvem a reprodução humana assistida. Na segunda etapa foram discutidas as visitas técnicas/inspeções pactuadas na primeira etapa e avaliados os pontos críticos de controle dos serviços visitados/inspecionados.

Assim, de acordo com este planejamento, a formação dos inspetores foi finalizada somente na segunda etapa, onde foram discutidos e desenvolvidos os instrumentos que embasam as ações e que colaborem para a garantia da qualidade e segurança dos tecidos e células disponibilizados para a população.

As atividades de capacitação dos servidores da Vigilância Sanitária representam a qualificação dos profissionais que executam ações de vigilância sanitária nos estados e municípios, impactando positivamente na segurança sanitária da população brasileira.

Confira (pdf) os cursos realizados.