Curso de Capacitação em Vigilância Sanitária na Área de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos 

Curso de Capacitação em Vigilância Sanitária na Área de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa

GGSTO promove curso de capacitação em Visa

Com o objetivo de proporcionar embasamento teórico e prático aos profissionais que atuam nas áreas de sangue, hemoterapia, outros tecidos, células, órgãos e transplantes, bem como, propiciar atualização das rotinas diante dos avanços tecnológicos e científicos, iniciou-se no dia 6 de fevereiro, na Unidade II, o I Curso de Capacitação em Vigilância Sanitária na Área de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa. O curso foi estruturado de forma modular, compreendendo quatro etapas distintas, que se estenderão ao longo deste ano. A proposta é permitir o desenvolvimento de um sistema de educação continuada na área em questão, de modo a promover uma formação técnico-administrativa diferenciada.

Promovido e coordenado pela Gerência Geral de Sangue, Outros Tecidos, Células e Órgãos (GGSTO), em conjunto com a Universidade Estadual Paulista (Unesp)/Botucatu/SP, o curso visa fornecer aos participantes subsídios para garantir a segurança, qualidade e eficácia na execução das atividades relacionadas à área de Vigilância Sanitária em hemoterapia e transplantes. Os profissionais formados nos cursos presenciais deverão atuar como multiplicadores e tutores dos municípios dos respectivos estados, por meio de um curso de educação à distância. Profissionais e técnicos da GGSTO, da Unidade de Produtos Biológicos e Hemoterápicos (UPBIH), das Visas estaduais, da Coordenação Nacional da Política de Sangue e Hemoderivados e do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estão participando do curso. Os aprovados receberão certificado de capacitação pela Unesp/Famesp/SP, com o título de especialista.

O curso foi estruturado de forma modular, compreendendo 4 etapas distintas, as quais se estenderão ao longo deste ano, assim definidos:

- Curso Teórico (240h): módulos de hemoterapia, transplantes de órgãos e tecidos, Saúde Pública e Vigilância Sanitária, sistemas de informação, epidemiologia, Gestão de qualidade em serviços de hemoterapia e oficinas de trabalho sobre os temas abordados.

- Curso Prático (40h): a ser realizado nos serviços de hemoterapia e transplantes da UNESP e UNICAMP (SP).

- Cursos Seqüenciais (144h): sobre temas específicos e tecnologia de ponta na área.

- Monografia final: a ser desenvolvida pelos participantes sobre temas relativos à área.