Certificado Internacional de Vacinação Certificado Internacional de Vacinação

Passo 1 – Vacinação

Você pode se vacinar gratuitamente em um posto de saúde do SUS ou deve procurar os serviços de vacinação privados credenciados.

Guarde o certificado de vacinação. Ele é o seu comprovante para solicitar o Certificado Internacional. A Anvisa não aplica a vacina. 

A vacina contra febre amarela deve ser tomada com antecedência de, no mínimo, 10 (dez) dias antes da viagem.

Atenção: Se o seu objetivo é viajar para o exterior, você deve apresentar o comprovante de viagem antes da vacinação para que receba a dose única.

 

 

Passo 2 – Cadastro

Escolha qual opção de atendimento você deseja e faça o seu cadastro:

Atendimento presencial

Para agilizar a emissão do certificado, você deve realizar um pré-cadastro no endereço https://viajante.anvisa.gov.br, clicando na opção "cadastrar viajante"

Atendimento web

O Certificado pode ser emitido online e impresso em casa. Para essa opção, faça o cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal.  

 

Requisitos necessários

  • Documento pessoal oficial
  • Conta de e-mail
  • Para cadastro de menores, o nome do responsável
 

Passo 3 - Emissão do Certificado Internacional de Vacinação

O documento pode ser retirado de forma presencial, em uma unidade da Anvisa, ou impresso em casa. Escolha como você prefere emitir o seu Certificado:

Emissão presencial

Procure uma unidade credenciada para emitir o CIVP.

Entre em contato diretamente com a unidade credenciada mais próxima para conferir o horário de funcionamento.

Emissão web

Se você optou pela emissão web do Certificado, você deve acessar o Portal de Serviços do Governo Federal para imprimir o Certificado em casa. Você também receberá o arquivo no e-mail cadastrado no Portal de Serviços.

O prazo para emissão é de até 15 dias úteis.

 


DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

1. Cartão nacional de vacinação. O cartão deve estar preenchido corretamente com:

  • Data de administração, fabricante e lote da vacina.

  • Assinatura do profissional que realizou a aplicação.

  • Identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina.

2. Documento de identidade original com foto. São aceitos como documentos de identidade a Carteira de Identidade (RG), o Passaporte, a Carteira de Motorista válida (CNH), entre outros documentos. A apresentação da certidão de nascimento é aceita para menores de 18 (dezoito) anos.

Observação:

Criança/adolescente menor de 18 anos

Crianças a partir de 9 (nove) meses já começam o esquema de vacinação. A população indígena que não possui documentação está dispensada da apresentação de documento de identidade.  

Os pais ou responsáveis legais pordem solicitar a emissão para crianças ou adolescentes menores de 18 anos nos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante sem a presença da criança ou adolescente.

Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia - CIVP para (meningite e/ou poliomielite) 

O Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia - CIVP para comprovar a vacinação contra meningite e/ou poliomielite será emitido apenas no atendimento presencial.

O atendimento presencial é necessário pois é preciso considerar o histórico vacinal, a idade, o tipo e o lote da vacina, o número de doses recebidas, a dose recomendada e a validade da vacina. Orientamos que seja atendidas as exigências do país de destino conforme os requisitos sanitários disponibilizados no site da Organização Mundial da Saúde – OMS (em inglês: https://www.who.int/ith/ith-country-list.pdf?ua=1 ou em espanhol: https://www.who.int/ith/ITH2017-Annex1-sp.pdf?ua=1 ).

Com a comprovação da vacina adequada, você deverá procurar uma unidade da Anvisa ou credenciada para a emissão presencial do CIVP.  Na listagem atual da OMS poucos países exigem comprovação de certificado Internacional de vacinação de brasileiros para essas doenças.

Ainda tem dúvida?

Consulte as perguntas e respostas mais frequentes sobre o assunto ou entre em contato com central de atendimento da Anvisa, pelo telefone 0800 642 9782, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30.

 

 

Posto Aeroportuário de Brasília

 

  • Aeroporto Internacional de Brasília, Corredor de Órgãos Públicos Desembarque - Lago Sul - CEP: 71608900 - Brasília – DF

  • Atendimento: segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h. Telefone: (61) 3364 9228/9220

 

Como atende?

Agendamento - clique aqui

Encaixe de horário para quem está viajando para países que exigem o CIVP.

 

 

 

Lista de unidades emissoras de CIVP


Atualizada em 26 de Março de 2019.

A emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia - CIVP é realizada em postos da Anvisa localizados em portos, aeroportos e passagens de fronteiras, e também por unidades de vacinação, públicas e privadas, credenciadas para esse serviço.

As unidades da Anvisa apenas emitem o CIVP e não realizam vacinação.

As unidades de gestão privada emitem o CIVP somente para viajantes vacinados no próprio serviço.

Clique no estado desejado para ver a lista das unidades em cada UF: