Biblioteca Notify


A Biblioteca Notify reúne especialistas de todo o mundo que colaboram no compartilhamento de informações didáticas sobre eventos adversos documentados associados com o uso terapêutico de órgãos, sangue, tecidos e células, com o objetivo de apoiar melhorias contínuas em segurança e eficácia do transplante, transfusão e reprodução humana assistida.

O Projeto Notify foi iniciado pelo Centro Nacional de Transplantes Italiano (CNT), juntamente com a Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de fornecer uma interface global para vigilância e fiscalização de produtos terapêuticos de origem humana (órgãos, tecidos e células para transplante e para a reprodução assistida). Resumidamente, especialistas reúnem casos documentados de eventos adversos, a partir de artigos publicados e relatórios do sistema de vigilância e os utilizam como base para o desenvolvimento de projetos de orientações sobre a detecção e confirmação de eventos adversos.

A intenção da biblioteca é fornecer uma referência abrangente para os tipos de eventos e reações adversas graves e as suas causas subjacentes. Estima-se com isso, facilitar a informação e orientação das partes interessadas, para o reforço da segurança do doador e receptor e para uma maior transparência pública no transplante e reprodução humana assistida. Ele também pretende apoiar o desenvolvimento de terminologia comum para a vigilância do uso de tecidos, órgãos e células. A iniciativa é mantida e atualizada com a colaboração de instituições ao redor do mundo, facilitando o acesso a informações que subsidiem a vigilância e fiscalização do uso de produtos terapêuticos de origem humana (Medical Products os Human Origin).

Em dezembro de 2013, em Brasília, a Anvisa teve importante participação em uma das Consultas Globais da OMS sobre a Vigilância para os Produtos Terapêuticos de Origem Humana (WHO Global Consultation on Vigilance and Surveillance for Medical Products of Human Origin, 7-9 December 2013, Brasilia). Neste evento ocorreu o lançamento oficial da Biblioteca Notify, sendo convidados especialistas internacionais com interface nos procedimentos terapêuticos de órgãos, sangue, tecidos e células, com a tarefa de colaborar nos grupos editoriais de trabalho existentes, além da proposta de inclusão de um grupo em hemovigilância para a incorporação, também, das informações sobre reações transfusionais no banco de dados.

O banco de dados é atualizado continuamente e novos casos são constantemente coletados e submetidos a grupos de trabalho editoriais, a fim de aumentar alcance e o conteúdo da biblioteca. A ferramenta de busca por documentos da base de dados da Biblioteca Notify está acessível sem a necessidade de cadastro de nome de usuário ou senha. A Biblioteca Notify, atualmente, é apresentada apenas na língua inglesa, e há uma possibilidade de, futuramente, vir a ser desenvolvido um website com uma Biblioteca Notify irmã em português, ligada diretamente à base de dados da Biblioteca, em inglês.